ESTIMATIVA DA ACIDEZ POTENCIAL PELO MÉTODO DO pH SMP EM SOLOS REPRESENTATIVOS DO ESTADO DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18462Palavras-chave:
pH do solo, Solos de Alagoas, Análise química de solosResumo
Para a obtenção da necessidade de calagem, é necessário o conhecimento da acidez potencial do solo para proceder-se com a quantidade de calcário adequada em sua correção. O objetivo do trabalho foi estimar os valores da acidez potencial para os solos representativos do Estado de Alagoas através de medidas de pH pelo método da solução-tampão SMP. Este experimento foi desenvolvido no Laboratório de Solo, Água e Planta do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Foram coletadas 55 amostras de solo na profundidade de 0-20 cm. Foi analisado o pH em água e o pH em CaCl2, para ambos os casos, na relação 1:2,5. De posse dos dados, verificou correlação significativa entre os valores de H+Al medidos com o pH SMP, evidenciando assim que a acidez potencial pode ser estimada pelo método de pH SMP. E que a sensibilidade do método pH SMP foi maior quando o pH em equilíbrio foi determinado na relação 10:25:10, sendo o pH determinado em água, utilizando-se a equação Y=a+b/x².
Downloads
Referências
Chaves, L.H.G.; Farias, C.H de A. Variabilidade espacial do estoque de carbono nos Tabuleiros Costeiros da Paraíba: Solo cultivado com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 2008, 3, 20-25.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997. 212p.
Escosteguy, P. A. V., Bissani , C. A. Estimativa de H+ Al pelo pH SMP em solos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1999, 23, 175-179.
Pereira, M. G. et al. Estimativa de acidez potencial pelo método do pH SMP em solos do estado do Rio Janeiro. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1998, 22, 159–162.
Raij, B. van; Cantarella, H.; Zullo, M. A. T. O método tampão SMP para terminação da necessidade de calagem de solos do Estado de São Paulo. Bragantia, 1979, 38, 7, 57-69.
Silva, E.B.; Dias, M.S.C.; Gonzaga, E.I.C. & Santos, N.M. Estimativa da acidez potencial pelo pH SMP em solos da região norte do estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2002, 26, 561-565.
Raij, B.V.; Quaggio, J. A. Métodos de análise de solo para fins de fertilidade. Boletim Técnico n.81. Campinas. Instituto Agronômico, 1983. 31p.
Raij, B.V.; Quaggio, J.A.; Cantarella, H.; Ferreira, M.E.; Lopes, A.S. & Bataglia, O.C. Análise química do solo para fins de fertilidade. Campinas, Fundação Cargill, 1987. 170p.
Raij, B.V. Fertilidade do Solo e Adubação: Acidez e Calagem. Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato. Piracicaba, SP. Editora Agronômica Ceres Ltda. 1991.
Vettori, L. Métodos de análise de solo. Boletim técnico n.1. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo, 1969. 24p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Cícero Rodrigues da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.