ESTIMATIVA DA ACIDEZ POTENCIAL PELO MÉTODO DO pH SMP EM SOLOS REPRESENTATIVOS DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores/as

  • José Cícero Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Gilsom Moura Filho
  • Adriano Barbosa Moura
  • Josivalter Araujo de Farias
  • Ascânio da Cunha Moreno
  • Livia Vitória Euclides dos Santos
  • Jhonata Kauã Marcelino dos Santos
  • Leila Cruz da Silva Calheiros

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.22.18462

Palabras clave:

pH do solo, Solos de Alagoas, Análise química de solos

Resumen

Para a obtenção da necessidade de calagem, é necessário o conhecimento da acidez potencial do solo para proceder-se com a quantidade de calcário adequada em sua correção. O objetivo do trabalho foi estimar os valores da acidez potencial para os solos representativos do Estado de Alagoas através de medidas de pH pelo método da solução-tampão SMP. Este experimento foi desenvolvido no Laboratório de Solo, Água e Planta do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Foram coletadas 55 amostras de solo na profundidade de 0-20 cm. Foi analisado o pH em água e o pH em CaCl2, para ambos os casos, na relação 1:2,5. De posse dos dados, verificou correlação significativa entre os valores de H+Al medidos com o pH SMP, evidenciando assim que a acidez potencial pode ser estimada pelo método de pH SMP. E que a sensibilidade do método pH SMP foi maior quando o pH em equilíbrio foi determinado na relação 10:25:10, sendo o pH determinado em água, utilizando-se a equação Y=a+b/x².

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Chaves, L.H.G.; Farias, C.H de A. Variabilidade espacial do estoque de carbono nos Tabuleiros Costeiros da Paraíba: Solo cultivado com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 2008, 3, 20-25.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997. 212p.

Escosteguy, P. A. V., Bissani , C. A. Estimativa de H+ Al pelo pH SMP em solos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1999, 23, 175-179.

Pereira, M. G. et al. Estimativa de acidez potencial pelo método do pH SMP em solos do estado do Rio Janeiro. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1998, 22, 159–162.

Raij, B. van; Cantarella, H.; Zullo, M. A. T. O método tampão SMP para terminação da necessidade de calagem de solos do Estado de São Paulo. Bragantia, 1979, 38, 7, 57-69.

Silva, E.B.; Dias, M.S.C.; Gonzaga, E.I.C. & Santos, N.M. Estimativa da acidez potencial pelo pH SMP em solos da região norte do estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2002, 26, 561-565.

Raij, B.V.; Quaggio, J. A. Métodos de análise de solo para fins de fertilidade. Boletim Técnico n.81. Campinas. Instituto Agronômico, 1983. 31p.

Raij, B.V.; Quaggio, J.A.; Cantarella, H.; Ferreira, M.E.; Lopes, A.S. & Bataglia, O.C. Análise química do solo para fins de fertilidade. Campinas, Fundação Cargill, 1987. 170p.

Raij, B.V. Fertilidade do Solo e Adubação: Acidez e Calagem. Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato. Piracicaba, SP. Editora Agronômica Ceres Ltda. 1991.

Vettori, L. Métodos de análise de solo. Boletim técnico n.1. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo, 1969. 24p.

Publicado

2024-11-23

Número

Sección

VIII Semana da Agronomia - 1º Concurso científico