USO DE SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO DE Rhynchophorus palmarum EM BIOENSAIOS COM FEROMÔNIO RINCOFOROL
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18610Palavras-chave:
Análise comportamental, manejo integrado de pragas., Inteligência artificialResumo
O uso de inteligência artificial (IA) tem revolucionado a análise comportamental de insetos, oferecendo maior precisão e eficiência em bioensaios. Este estudo utilizou o software ToxTrac para monitorar o comportamento da broca-do-olho-do-coqueiro Rhynchophorus palmarum, avaliando a resposta ao feromônio comercial Rincoforol. Para avaliar o comportamento do inseto utilizamos um olfatômetro em Y. Os movimentos dos indivíduos foram rastreados com o software ToxTrac, que forneceu métricas detalhadas, como velocidade média, distância percorrida e tempo de permanência em cada zona do olfatômetro. A maioria dos indivíduos escolheram o braço com o feromônio, confirmando sua atratividade. Além disso, as análises avançadas permitiram identificar padrões comportamentais mais complexos, como escolhas tardias e variações no tempo de exploração das zonas de interesse. Essas observações seriam difíceis de obter apenas com métodos tradicionais. O estudo ressalta a importância de integrar ferramentas de IA em bioensaios para melhorar a compreensão do comportamento de insetos e otimizar estratégias de manejo integrado de pragas.
Downloads
Referências
Fedor P., Vaňhara J., Havel J., Malenovský I., Spellerberg I. Artificial intelligence in pest insect monitoring. Systematic Entomology 34, 2009.
Lin C.-C., Riabinina O., Potter C. J. Olfactory Behaviors Assayed by Computer Tracking Of Drosophila in a Four-quadrant Olfactometer. J Vis Exp 54346, 2016.
Roberts J. M., Clunie B., Leather S., Harris W., Pope T. Scents and sensibility: Best practice in insect olfactometer bioassays. Entomologia Experimentalis et Applicata, 2023, 171, 808–820.
Rodriguez A., Zhang H., Klaminder J., Brodin T., Andersson P. L., Andersson M. ToxTrac: A fast and robust software for tracking organisms. Methods in Ecology and Evolution, 9, 460–464.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Josias Jordão Andrade Alves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.