AVALIAÇÃO DA PRECISÃO EXPERIMENTAL DE UM EXPERIMENTO DE MILHO EM CONSÓRCIO COM FEIJÃO PARA A PRODUÇÃO DE MILHO VERDE E SECO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3738Resumo
O milho é uma das culturas agrícolas de maior importância econômica e social, pois é cultivada por pequenos e grandes produtores. Os pequenos produtores em sua maioria utilizam o sistema de consórcio em sua produção, por isso, diversos experimentos dessa natureza têm sido realizados. Esse tipo de experimento, devido sua natureza heterogênea apresenta sempre coeficiente de variação elevado. Para verificar a precisão experimental, muitos pesquisadores estão utilizando outros parâmetros estatísticos, como o teste F, Tukey, acurácia, entre outros. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a precisão experimental de um experimento de milho em consórcio com feijão para a produção de milho verde e seco. Foram utilizados nesse experimento quatro genótipos de milho nos sistemas de cultivo consorciado e em monocultivo. Pode-se observar que a utilização da acurácia seletiva é a melhor alternativa para avaliar a precisão experimental em experimentos em consórcio. O experimento em estudo apresentou acurácia entre 0,91 e 0,95, respectivamente para massa de espigas comerciais com palha e rendimento de grãos, apresentando assim uma boa precisão experimental.
Downloads
Referências
MAPA (Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento) – Panorama do Milho: Balanço de Oferta e Demanda. 2011.
E.C. Silva; T. Muraoka; S. Buzetti; C.E. Sinencio; P.C.O. Trivelin, Revista Brasileira de Ciências do Solo. 2008, 32, 2853-286.
I. D. E. Carvalho, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Alagoas, 2015.
F. P. Gomes, Curso de estatística experimental, ESALQ, Piracicaba, 1987.
P. V. Ferreira, Melhoramento de plantas: princípios e perspectivas, Edufal, Maceió, 2006.
A. Cargnelutti Filho; L. Storck, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 2007, 42, 17-24.
M.D.V. Resende; J.B. Duarte, Pesquisa Agropecuária Tropical, 2007, 37, 182-194.
R.G.D. Steel & J.H. Torrie, Principles and procedures of statistics, Mcgraw-Hill, New York, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.