AVALIAÇÃO DA PRECISÃO EXPERIMENTAL DE UM EXPERIMENTO DE MILHO EM CONSÓRCIO COM FEIJÃO PARA A PRODUÇÃO DE MILHO VERDE E SECO

Autores/as

  • Patricia da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3738

Resumen

O milho é uma das culturas agrícolas de maior importância econômica e social, pois é cultivada por pequenos e grandes produtores. Os pequenos produtores em sua maioria utilizam o sistema de consórcio em sua produção, por isso, diversos experimentos dessa natureza têm sido realizados. Esse tipo de experimento, devido sua natureza heterogênea apresenta sempre coeficiente de variação elevado. Para verificar a precisão experimental, muitos pesquisadores estão utilizando outros parâmetros estatísticos, como o teste F, Tukey, acurácia, entre outros. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a precisão experimental de um experimento de milho em consórcio com feijão para a produção de milho verde e seco. Foram utilizados nesse experimento quatro genótipos de milho nos sistemas de cultivo consorciado e em monocultivo. Pode-se observar que a utilização da acurácia seletiva é a melhor alternativa para avaliar a precisão experimental em experimentos em consórcio. O experimento em estudo apresentou acurácia entre 0,91 e 0,95, respectivamente para massa de espigas comerciais com palha e rendimento de grãos, apresentando assim uma boa precisão experimental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

MAPA (Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento) – Panorama do Milho: Balanço de Oferta e Demanda. 2011.

E.C. Silva; T. Muraoka; S. Buzetti; C.E. Sinencio; P.C.O. Trivelin, Revista Brasileira de Ciências do Solo. 2008, 32, 2853-286.

I. D. E. Carvalho, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Alagoas, 2015.

F. P. Gomes, Curso de estatística experimental, ESALQ, Piracicaba, 1987.

P. V. Ferreira, Melhoramento de plantas: princípios e perspectivas, Edufal, Maceió, 2006.

A. Cargnelutti Filho; L. Storck, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 2007, 42, 17-24.

M.D.V. Resende; J.B. Duarte, Pesquisa Agropecuária Tropical, 2007, 37, 182-194.

R.G.D. Steel & J.H. Torrie, Principles and procedures of statistics, Mcgraw-Hill, New York, 1980.

Publicado

2017-12-21