UMA ANÁLISE NA COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO TERRITÓRIO DO BICO DO PAPAGAIO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3784Resumo
As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados além de promover um desenvolvimento regional, promove através de programas de educação voltados aos seus cooperados e comunidades. As estratégias utilizadas ocasionam um aumento da competitividade à medida que obtém maior poder de negociação nas transações e melhoria de preços aos produtores. Ademais, possuem como fundamento o princípio de oferecer qualidade de vida aos seus cooperados, através de produtos e serviços, e principalmente trabalham o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, por meio de políticas consentidas pelos seus membros, assumindo com isso o compromisso com a responsabilidade social, compromisso com a responsabilidade social Com relação a agricultura familiar, é cada vez mais crescente a criação de cooperativas para expandir seu mercado de comercialização garantindo, assim, renda para um número maior de famílias. Considerando a relevância das Cooperativas para os produtores rurais, no lançamento do Plano Safra 2015/2016, foi assinada a portaria 204 que criou o Programa Nacional do Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (COOPERAF)).O presente estudo tem por objetivo caracterizar a Cooperativa COOPERBICO fundada em setembro de 2016 no município de Araguatins no estado do Tocantins. A pesquisa e do tipo descritiva exploratória bibliográfica e de campo utilizou-se como instrumento de coleta de informações um questionário semiestruturado. Conclui-se que a Cooperativa fundada em Araguatins é vista como uma alternativa aos pequenos produtores rurais , no que tange a capacitação técnica ,incremento da tecnologia e expansão da produção, com venda em comum da produção e da prestação de serviços dos seus associados compreendendo.
Downloads
Referências
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. O Portal do Cooperativismo Brasileiro. Estrutura do Sistema OCB. Disponível em http //www.cooperativismodecredito.coop.br
Ministério Agrícola e Pecuário Disponível em http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cooperativismo-na-agricultura-familiar
BACEN. Anuário estatístico do crédito rural. 2010. Disponível em: . Acesso em 19 de fevereiro, 2016.
Pacheco, a. s. v.; rissi, m.; ROCZANSKI, C. R. M.; KLAES, L. S.; COSTA, a. m. Sistematização da avaliação dos programas de educação cooperativa do SESCOOP/SC. In: SEMEAD, 11., 2008, São Paulo. Anais...São Paulo: USP, 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.