CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM IDENTIFICAÇÃO E MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS DAS FRUTÍFERAS
UMA PARCERIA EMATER/CECA-UFAL
Keywords:
Oficinas técnicas, extensão rural, ciências agráriasAbstract
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), possui vários programas e projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltados à Agricultura Familiar. O Corpo Técnico Operacional, composto por profissionais das ciências agrárias, desenvolve o trabalho de visitas técnicas com a finalidade de acompanhar e orientar os agricultores da região da zona da mata do estado de Alagoas no sentido de melhorar o processo produtivo e aumentar a produção. Um dos principais problemas que dificulta o incremento da produtividade, está relacionado a identificação precisa e ao controle efetivo de pragas e doenças das culturas. Assim, uma parceria EMATER/CECA-UFAL foi realizada com o objetivo de oferecer capacitação técnica dos profissionais envolvidos, de forma a aperfeiçoar os conhecimentos acerca da identificação, diagnóstico e manejo das principais pragas e doenças das culturas da banana (Musa x paradisiaca), maracujá (Passiflora edulis), laranja (Citrus spp.) e abacaxi (Ananas comosus). Para tanto, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas (PPGPP) do CECA/UFAL realizaram oficinas em 04 módulos, cada módulo correspondendo a uma das culturas identificadas como prioritária. Os módulos foram conduzidos em duas etapas, sendo a primeira em caráter teórico, e a segunda etapa, em caráter prático/vivencial, desenvolvida em campo de produção sendo estas áreas indicadas pelos técnicos nas quais a principal atividade era o monocultivo especifico para a cultura abordada em cada módulo. Como resultado, temáticas teóricas e práticas foram abordadas, a exemplo de: (i) Histórico e importância socioeconômica de cada cultura; (ii) Principais pragas e doenças; (iii) Manejo Integrado de Pragas e Doenças; (iv) Identificação a nível de gênero, entre outras. Dessa forma, evidencia-se a importância de ações de extensão e parcerias entre instituições para a capacitação técnica de profissionais na área das ciências agrárias.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gessica Jacira Trindade de Souza et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.