A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO MINHA COMUNIDADE: UMA PARCERIA IFAL-MST NO SERTÃO ALAGOANO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3615Abstract
RESUMO – O presente trabalho tem por objetivo central apresentar a experiência vivenciada no Programa de Extensão Minha Comunidade, fruto da parceria entre o Instituto Federal de Alagoas/Campus Piranhas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, desenvolvido entre abril/2016 e janeiro/2017. O foco do Programa foi, através das ações extensionistas, integrar e partilhar saberes/experiências entre os estudantes, docentes e técnicos administrativos do IFAL e as mulheres e os jovens assentados(as) que desenvolvem atividades agroindustriais e agroecológicas nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Metodologicamente as atividades de construção do Programa foram: levantamento bibliográfico, grupo de estudos, seminários, visitas de campo e cursos nas comunidades rurais, além de um permanente diálogo construtivo entre os professores coordenadores da ação e as lideranças do MST. A aproximação do IFAL da realidade do espaço agrário do sertão alagoano; o aprendizado mútuo entre os participantes; a formação dos estudantes e a capacitação dos assentados(as) foram os resultados principais alcançados.
Downloads
References
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LEFF, Enrique. Agroecologia e Saber ambiental. Agroecologia e Desen. Rural Sust.. Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2002. Disponível em:< http://taquari.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano3_n1/revista_agroecologia_ano3_num1_parte08_artigo.pdf>. Acesso em: abr. 2017.
INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Projetos de Reforma Agrária conforme fases de implementação: período de criação do projeto: 01/01/1970 até 06/03/2017. Maceió, 2017. CD-ROM.
CAVALCANTE, Maria José; AMARAL, Heloísa Muniz do. O jeito mulher de lutar pela terra. In. L. S. Almeida; J. C. S. Lima; J. S. Oliveira. Terra em Alagoas: temas e problemas. Maceió: Edufal, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.