GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ALTERNATIVA PARA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3774Abstract
A Associação de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara (ACRESC), localizada na cidade de Penedo-AL, possui 139 pacientes na equoterapia, em sua maioria de baixa renda. Esse método utiliza o cavalo para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo para pessoas com disfunção neurológica ou motora. A ACRESC possui um alto custo em relação à alimentação dos equinos, em destaque para o fardo de feno, impossibilitando a abertura de novas vagas. Uma alternativa para a diminuição de gastos, que resulte na ampliação de vagas para pessoas de baixa renda, seria a incorporação de resíduos do cotidiano, como o bagaço da cana-de-açúcar, oriundo dos carrinhos de caldo de cana. A aplicação do bagaço na dieta animal proporcionou uma redução dos custos com fardo de feno, melhorou o trato intestinal do animal em comparação com a dieta com 100% de fardo de feno, além de esmerar o comportamento e diminuir estresse dos equinos contribuindo para aumentar a interação e laços efetivos entre animal e paciente.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.