Perfil de associações de agricultores familiares do Programa Nacional do crédito fundiário da Zona da Mata Alagoana
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6603Abstract
A utilização de alguns aspectos produtivos e econômicos pelos agricultores familiares pode promover uma nova visão do papel do espaço rural na luta contra as desigualdades sociais. Buscou-se identificar o perfil de associações de agricultores familiares do crédito fundiário dos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú caracterizando aspectos ambientais e econômicos. Utilizou-se abordagem descritiva com natureza bibliográfica e de campo, com fins qualitativos. Realizou-se elaboração e aplicação da metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável em quatro associações do crédito fundiário. Observou-se que as associações têm mais de dez anos de atividade, com em média 25 famílias, cuja propriedade é, em média, 6,0 ha, cultivados com espécies anuais e perenes, além de áreas de preservação, com a presença de nascentes e de animais (10 espécies) endêmicas da fauna da Mata Atlântica, além da criação de aves, bovinos, suínos e caprinos. Conclui-se que as associações de agricultores familiares de municípios alagoanos se assemelham quando a aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Downloads
References
Abramovay, R. Agricultura familiar e uso do solo. São Paulo em Perspectiva, 1997. p. 73-78,
Baggio, A.J.; Carpanezii, A.A.; Felizari, S.R., Ruffato, A. Recuperação e proteção de nascente em propriedades rurais de Machadinho, RS. Brasília: Embrapa, 2013, 26p.
Batalha, M.O.; Souza Filho, H.M.; Buainaim, A.M. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. In: XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 2004, Cuiabá. Dinâmicas setoriais e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: SOBER, 2004.
BRASIL. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território da Cidadania Mata Alagoana. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2011. 96 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde na escola/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96p.
Callado, A.A.C; Callado, A.L.C. Machado, M.A.V. Indicadores de desempenho operacional e econômico: um estudo exploratório no contexto do agronegócio. Revista de Negócios, 2007, v. 12, p. 3-15.
Gobbi, W.A.O.; pessôa; V.L.S. A pecuária leiteira e a agricultura familiar em Ituiutaba (MG): as transformações na comunidade da canoa. GEO UERJ, 2009, v. 2, p. 79-110.
Guilhoto, J.J.M.; Silveira, F.G.; ichihara, S.M.; Azzoni, C.R. A importância do agronegócio familiar no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 2006, v. 44, p. 355-382.
Marion, J.C. Contabilidade rural. 7ed. São Paulo: Atlas, 2002. 165p.
MDA: Ministério do Desenvolvimento Agrário. Programa Nacional de Crédito Fundiário. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/sra-crefun>. Acesso em: 05 Nov. 2018.
Moura, F. B. P. org. A Mata Atlântica em Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2006. 88p.
Ruas, E.D.; Beltrão, I.M. de M.; Carvalho, M.A.T.; Soares, M.H.P. Metodologia Participativa da Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável - MEXPAR. 1ª ed. Belo Horizonte: Bárbara Bela Editora Gráfica, 2006.
Toniasso, H.R.; Souza, C.C.; Brum, E; Figueiredo, R.S. Agricultura Familiar e Associativismo Rural – o caso associação harmonia de agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e a sua sustentabilidade. Informe GEPEC, 2007. V. 2.
Zylbersztajn, D. Organização de cooperativas: desafios e tendências. Revista de Administração, 1994, v. 29, p. 23-32
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.