PRODUÇÃO E QUALIDADE DE TRÊS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR CULTIVADAS NO NORDESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v12i1.960Abstract
Estudou-se no ciclo de cana-planta, a área foliar, o estado nutricional, o acúmulo de nutrientes, a qualidade do caldo e a produção de açúcares das variedades de cana-de-açúcar: RB867515, RB92579 e SP791011. O estudo foi conduzido em Serra dos Aimorés, localizada no vale do Mucuri, Nordeste de Minas Gerais. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. A avaliação da área foliar e o estado nutricional foram realizados na fase de crescimento máximo da cultura, aos sete meses após o plantio. Aos dezessete meses, quando a cana estava madura foram avaliados a produção de colmos industrializáveis e a qualidade do caldo. O maior índice área foliar foi observado na RB92579, com valor médio de 5,04. Constatou-se diferença varietal quanto aos teores foliares de nutrientes, mas não houve nenhuma variedade com maior teor foliar para todos os elementos. Em relação a qualidade dos colmos e produção de açúcares verificou-se efeito varietal para a produção de açúcar, uma vez que a SP791011 foi cerca de 20% menos produtiva que a RB867515 e RB92579, que não diferiram entre si. Entretanto, devido à rusticidade da SP791011, seu vigor de rebrota e caldo de fácil industrialização, sugeri-se mantê-la entre as variedades cultivadas, mas implementando medidas para melhorar seu estado fitossanitário, uma vez que o raquitismo da soqueira pode estar comprometendo seu potencial produtivo.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.