EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO?
ANÁLISE DO DISCURSO FREIREANO PARA UM DIÁLOGO SOBRE PROTEÇÃO DE PLANTAS
Palabras clave:
Pedagogia, Educação, Fitopatologia, EntomologiaResumen
Na concepção ideológica da Pedagogia defendida por Paulo Freire (1921 – 1997) existem caminhos metodológicos para que o processo de ensino e de aprendizagem seja concebido, levando em consideração propostas de autonomia, proatividade e liberdade. Tais movimentos podem servir de base para a discussão e disseminação de conhecimentos em Proteção de Plantas. Logo, este manuscrito tem o objetivo de analisar o livro “Extensão e Comunicação” com base na discussão sobre Proteção de Plantas. Para tal processo, a análise foi realizada com o uso de métodos analíticos descritivos. No primeiro capítulo a etimologia da palavra extensão é ligada a proposta de uma simples transmissão de conhecimentos, de uma parte que detém o conhecimento para outra que não a detém, todavia, respeitando sempre o espaço e a vivência daquele que está a receber tais conhecimentos, considerando sua experiência e não perceber toda a realidade que se encontram as pessoas que fazem parte da interação perde-se o objetivo do aprendizado, “a percepção parcializada da realidade rouba ao homem a possibilidade de uma ação autêntica sobre ela”, cita Paulo Freire. Em meio ao segundo capítulo, Freire descreve o papel do educador no processo de metanoia, com o uso do diálogo e da base conceitual do público-alvo do processo de educação, levando ao processo de conceituação, reconhecimento pessoal e de suas necessidades sociais e afins. Freire delimita o último capítulo a perspectiva da (re) construção de práticas e ideias, baseadas na reflexão e processos de subjetividade dos educandos. Neste manuscrito são descritos que extensão seria nada mais que um repasse de informações e que a comunicação seria a discussão de ideias. Assim, por meio das análises realizadas para a produção deste manuscrito, surgem as seguintes indagações: 1) a educação no campo tem sido baseada nas necessidades dos grupos sociais deste ambiente; 2) como o processo de extensão rural tem ocorrido e 3) quais as necessidades de trabalho em virtude das mudanças ambientais, climáticas e sociais ocorrentes no ambiente do Antropoceno. Neste processo têm-se a claridade e a importância da Proteção de Plantas para a construção da sustentabilidade nos cultivos agrícolas, surge então a necessidade de que sejam ponderados os tipos de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, também seu publico alvo e sua relevância em prol sustentabilidade. Espera-se com este manuscrito que hajam propostas de (re) pensar o manejo agrícola levando em consideração os conhecimentos descritos neste manuscrito.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Thiago Costa Ferreira e Deise Maria Farias Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.