Fusarium spp. CAUSANDO PODRIDÃO EM PLANTAS DA FAMÍLIA ORCHIDACEAE
Palabras clave:
Fusarium fujikuroi, Fusarium incarnatum-equiseti, Fusarium oxysporumResumen
A podridão de Fusarium, causada por Fusarium spp., é considerada uma das principais doenças em orquídeas no mundo. Os sintomas podem ocorrer nas folhas, flores, bainhas, pseudocaule e raízes, comprometendo os padrões de qualidade exigidos pela indústria da floricultura. Para a implementação de manejo e controle adequados, é necessário a correta identificação do agente etiológico da doença. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar fungos associados a plantas da família Orchidaceae por meio de características morfoculturais e filogenéticas. Os isolados foram obtidos a partir de orquídeas nativas ou provenientes de plantios comerciais apresentando sintomas típicos de podridão de pseudobulbo e raízes. Posteriormente, foram realizados estudos morfológicos, culturais e testes de patogenicidade em plantas assintomáticas pertencentes aos gêneros Cattleya, Renanthera, Phalaenopsis e Dendrobium e, em seguida, realizou-se a extração de DNA e a amplificação das sequências parciais dos genes fator de alongamento da tradução 1-α (TEF-1α) e segunda maior subunidade de RNA polimerase II (RPB2). Neste estudo, doze isolados foram patogênicos aos gêneros Cattleya (6 isolados patogênicos), Renanthera (4), Phalaenopsis (1) e Dendrobium (1). Os isolados produziram colônias com coloração variando em tons de branco, rosa e roxo, macroconídios hialinos, septados, célula apical afilada e célula basal proeminente em formato de pé e microconídios hialinos, sem septos e com extremidades distintas. As características morfológicas e culturais em conjunto com o resultado da pesquisa no BlastN e análise filogenética, possibilitaram o agrupamento dos isolados nos complexos F. incarnatum–equiseti, F. fujikuroi e F. oxysporum.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Walisson Ferreira da Silva et al.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.