POTENCIAL ENTOMOPATOGÊNICO DE FUNGO NO CONTROLE DE Brevicoryne brassicae L., 1758 (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
Palabras clave:
Pulgão-da-couve, Brassica oleracea, fungo entomopatogênico, Mesopel Mil®Resumen
Brevicoryne brassicae L., 1758 (Hemiptera: Aphididae) é considerado um importante inseto praga para a cultura da couve (Brassica oleracea), devido principalmente as perdas significativas que seu ataque pode acarretar na área. Podendo ocasionar sérios prejuízos econômicos em todos os estágios fenológicos da planta. O emprego de inseticidas sintéticos com amplo espectro de ação é a principal forma de manejo destes insetos. Nos últimos anos, no Brasil, muitos produtos formulados a partir de cepas de fungos entomopatogênicos foram registrados para emprego no controle biológico de insetos. No entanto, para estabelecer estratégias de manejo eficazes, é necessário avaliar o efeito destes produtos formulados sobre a praga alvo. Neste contexto, buscou-se avaliar a ação de produto formulado a partir de fungos entomopatogênicos sobre B. brassicae. Para a avaliação do bioinseticida formulado sobre B. brassicae foi utilizado o bioinseticida Mesopel Mil® (Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae). Foram realizados testes com cinco repetições e 10 ninfas (3º instar) por repetição, cada repetição utilizada placas de petri, papel de filtro umedecido com agua destilada e discos (5,0 cm de diâmetro) de folhas de couve previamente pulverizados (com 2,3 mL da solução em cada face da folha), na concentração de 25% (244 - 248 conídios.mL-1), usando Torre de Potter (Burkard, Rickmansworth, Reino Unido), avaliando a mortalidade após 48h. Após essa avaliação, os insetos foram desinfectados e mantidos em placas de petri por um período de 7 dias para avaliar a esporulação e confirmação da mortalidade pelo fungo. O bioinseticida Mesopel Mil® foi eficiente, sobre B. brassicae.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Aleska Batista Silva et al.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.