ESTABILIDADE E ADAPTABILIDADE DA CULTIVAR RB07818 EM DIFERENTES AMBIENTES DE ALAGOAS
STABILITY AND ADAPTABILITY OF THE RB07818 CULTIVAR IN DIFFERENT ENVIRONMENTS OF ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18472Palabras clave:
melhoramento genético, Saccharum spp, Cana-de-açúcarResumen
A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma das principais culturas agrícolas de grande importância socioeconômica em Alagoas. O uso de variedades com elevada produtividade, alto teor de açúcar e resistente às principais pragas e doenças é um fator decisivo para a sustentabilidade do setor sucroenergético alagoano. Por este motivo, o presente estudo objetivou avaliar a estabilidade e adaptabilidade da cultivar de cana-de-açúcar RB07818 em Alagoas. Os experimentos foram realizados em 12 ambientes (combinações de locais e cortes) em comparação com a variedade padrão RB92579. Avaliou-se a variável Toneladas de Cana por Hectare (TCH). Para a análise de estabilidade e adaptabilidade, utilizou-se o método de Eberhart e Russell (1966). Os resultados demonstraram que a RB07818 possui alta adaptabilidade e estabilidade nos diferentes ambientes, destacando-se como opção viável para o setor sucroenergético.
Descargas
Citas
Arantes, F. C. Interação genótipo x ambiente, adaptabilidade e estabilidade em genótipos de cana-de-açúcar. Jaboticabal, 2013.
CONAB. Boletim da Safra de Cana-de-Açúcar, 2024. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana. Acesso em: 6 de novembro de 2024.
Eberhart, S. A.; Russel, W. A. Stability parameters for comparing varieties. Crop Science, 1966, 6, 1, 36-40.
Eculica, G. C., M.Sc., Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de sorgo sacarino. Universidade Federal de Viçosa, 2014.
RIDESA. Censo Varietal, 2024. Disponível em: <https://www.ridesa.com.br/censo-varietal>. Acesso em 30 de outubro de 2024.
Oliveira, R. A.; Barbosa, G. V. S.; Daros, E. 50 anos de Variedades "RB" de
Cana-de-açúcar: 30 anos de RIDESA. Curitiba: UFPR. RIDESA, 2021. Disponível em:
https://www.ridesa.com.br/variedades. Acesso em: 10 de outubro de 2024.
SINDAÇÚCAR. Boletim da Safra. Disponível em:<https://www.sindacucar-al.com.br/boletim-da-safra/>. Acesso em: 06 de novembro de 2024.
Vencovsky, R e Barriga, P. Genetica biometrica no fitomelhoramento. Ribeirão Preto: Sbg., 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Laysa Pollyanna dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.