ANÁLISE TEMPORAL DA VARIAÇÃO DA MANCHA URBANA: UM ESTUDO DE CASO EM RIO LARGO - AL
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18475Palabras clave:
Urbanização, Crescimento Urbano, Planejamento Territorial, Expansão UrbanaResumen
Este trabalho apresenta um estudo da evolução da mancha urbana no município de Rio Largo, em Alagoas, ao longo dos últimos 30 anos. Evidencia-se os principais fatores que influenciaram o crescimento urbano e os impactos decorrentes. Para isto, foram utilizadas imagens de satélite em séries históricas considerando os anos de 1993, 2003, 2013 e 2023. Foram identificadas áreas declivosas ocupadas pela urbanização, bem como áreas urbanizadas dentro de áreas de proteção ambiental. Dessa forma, foi possível verificar quais as transformações ocorridas nos diferentes tipos de uso do solo, e a tendência nos padrões de crescimento, analisando como fatores econômicos, sociais e ambientais contribuíram para a expansão urbana. Esses resultados fornecem informações importantes para o planejamento urbano, auxiliando as políticas públicas locais a promover um desenvolvimento mais sustentável e estruturado para a cidade.
Descargas
Citas
Alagoas em Dados e Informações. Unidades de Conservação no Estado de Alagoas. 2021. URL (https://dados.al.gov.br/catalogo/dataset/unidades-de-conservacao-no-estado-de-alagoas) (26 de setembro de 2024).
Bruski, S. D.; Tognoli, F. M. W.; De Araújo, T. P. Geotecnologias no contexto das cidades mais resilientes: zoneamento das áreas de risco a inundações como ferramenta de planejamento urbano. Engenharia Urbana em Debate, 2020, 1, 1, 30-57.
Guerra, F. C.; Gonçalves, R. D.; De Oliveira, R. C. Expansão urbana e susceptibilidade à inundações e deslizamentos na Região Metropolitana de Aracaju. Scientia Plena, 2024, 20, n. 8.
De Azevedo, A. C. Falando de Migrações: Benefícios e Desafios. Debater a Europa, 2024, 28, 131-146.
EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Embrapa Solos, 2018, 5 ed.
IBGE - Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística. BDIA – Banco de Dados de Informações Ambientais. Cidades. 2023. URL (https://bdiaweb.ibge.gov.br/#/home.) (26 de setembro de 2024).
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. TOPODATA – Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil. 2008. URL (http://www.dsr.inpe.br/topodata/index.php) (26 de setembro de 2024).
Projeto MapBiomas – Coleção 9 da Série Anual de Mapas de Cobertura e Uso da Terra do Brasil. 2024. URL (https://brasil.mapbiomas.org/colecoes-mapbiomas/) (17 de setembro de 2024).
IBGE - Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística. PAM – Produção Agrícola Municipal. 2021. URL (https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9117-producao-agricola-municipal-culturas-temporarias-e-permanentes.html?edicao=34923&t=resultados) (01 de outubro de 2024).
Hettwer, H. R. A controversa evolução da indústria brasileira de máquinas agrícolas de 1920 a 2020: The controversial evolution of the Brazilian agricultural machinery industry from 1920 to 2020. Caminhos da História, 2022, [S. l.], 27, 1, 145–167.
Nepomuceno, M. L. Manter-se desperto na cidade-dormitório: São Gonçalo-RJ ea cristalização de representações. GEOUSP, 2023, 27, 1, e-195629.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bianca Maria Lima Cruz Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.