Biodigestores como alternativa à sustentabilidade ambiental no campo brasileiro: um balanço bibliográfico acerca dos modelos Indiano, Chinês e Batelada.

Autores/as

  • Diego Felipe dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Willian Franklin Ferreira Guimarães Universidade Federal de Pernambuco
  • Claudio Ubiratan Gonçalves Professor titular do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3769

Resumen

Atualmente no Brasil a procura por novas fontes alternativas de energia é cada vez mais pesquisado nos seus diversos âmbitos. A renovação da matriz energética é comumente debatida por todo o país, fazendo com que haja novas possibilidades na utilização de meios para geração de energia. Um dos novos mecanismos utilizado para a geração de energia no campo brasileiro é a utilização de biomassa para geração de energia por meio de biodigestores que decompõe a matéria orgânica gerando o biogás, sendo esse utilizado na substituição de derivados do petróleo em motores movidos a gás, em fogões residenciais e afins. Em uma análise bibliográfica é apresentado os diversos modelos de biodigestores como o chinês, indiano e batelada auxiliam o camponês para os mais específicos modos de utilização. A utilização do biogás em propriedades rurais proporciona a diminuição do consumo de derivados do petróleo à produção de energia, aumenta a produção de biofertilizantes para utilização na fertilização do solo, pois é rico em húmus e nutrientes, baixando o custo de produção do plantio, e contribui para a preservação do meio ambiente, pois utiliza o lixo doméstico, resíduo industriais vegetais e até esterco animal

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Marcio A. N.; et al. Biodigestores rurais no contexto da atual crise de energia elétrica brasileira e na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Florianópolis.

BARBOSA, George; LANGER, Marcelo. Uso de biodigestores em propriedades rurais uma alternativa à sustentabilidade ambiental. Joaçaba, 2011, 87-96.

DEGANUTTI, Roberto; et al. Biodigestores Rurais: modelos indiano, chinês e batelada. São Paulo, 2002.

FRIGO, Késia D. A.; et al. Biodigestores: seus modelos e aplicações. Cascavel, 2015, 57-65, 2316-4093.

ROYA, Bruno.; et al. Biogás – uma energia limpa. Rio de Janeiro, 2011, 142-149.

WALKER, Eliana; LEANDRO, Gideon V.; CAMARGO, Robinson F. Viabilidade de implantação de biodigestores em propriedades rurais. Juína, 2010, 43-50.

Publicado

2017-12-21