AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS INCLINADAS COM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i3.4203Resumen
Em áreas produtoras de grãos com terreno acidentado ou onde o solo é trafegado e trabalhado em condições inadequadas, pode ocorrer mudança nos atributos físicos do solo. O objetivo deste estudo foi determinar as mudanças da umidade gravimétrica, densidade aparente, resistência à penetração e teor de matéria seca da cobertura vegetal em áreas de encosta e baixada que sofreram a ação de um escarificador. Foram avaliadas áreas de encosta com e sem escarificação e baixada com escarificação. Para a comparação entre as médias obtidas nos tratamentos, foi realizado um teste de “t” a 5% de probabilidade. A umidade gravimétrica e a densidade foram avaliadas em três profundidades diferentes. De acordo com a análise estatística utilizada a profundidade afetou apenas valores de umidade gravimétrica no solo. A resistência à penetração não foi modificada nos diferentes tratamentos em função do intervalo de tempo decorrido a partir da escarificação do solo. Os valores de matéria seca, umidade gravimétrica e densidade foram maiores na área de baixada.
Descargas
Citas
Abreu, S.L.; Reichert, J.M.; Reinert, D.J. Escarificação mecânica e biológica para a redução da compactação em argissolo franco-arenoso sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciencias do Solo, 2004, 28, 3, 519-531.
Assis, R.L.; Lanças, K.P. Avaliação dos atributos físicos de um Nitossolo Vermelho Distroférrico sob sistema plantio direto, preparo convencional e mata nativa. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2005, 29, 4, 515-522.
Correa, E.A; Moraes, I.C.; Guedes Júnior, E.; Couto Júnior, A.; Pinto, S.A.F.P. Resistência à penetração e densidade do solo como indicadores na análise da susceptibilidade a erosão hídrica dos solos. Revista Geonorte, 2014, 10, 1, 141-146.
Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual e métodos de análise do solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Embrapa 1997. 212.
Coelho Filho, M.A.; Coelho, R.D.; Gonçalves, A.C.A. Variabilidade espacial de variáveis físico-hídrícas do solo em um pomar de lima ácida Tahiti, irrigada por microaspersão. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2001, 6, 2, 239-246.
Koppen, W. Climatologia com un estudio de los climas de la tierra. México: Fondo de Cultura Econômica, 1948. 478.
Luciano, R.V.; Bertol, I.; Barbosa, F.T.; Kurtz, C.; Fayad, J.A. Propriedades físicas e carbono orgânico do solo sob plantio direto comparados à mata natural, num Cambissolo Háplico. Revista de Ciências Agroveterinárias. 2010, 9, 1, 09-19.
Reichert, J.M.; Reinert, D.J.; Braida, J.A. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Revista Ciência & Ambiente, 2003, 27, 1, 29-48.
Rosim, D.C.; De Maria, I.C.; SilvaI, R.L.; Silva, A.P. Compactação de um Latossolo Vermelho Distroférrico com diferentes quantidades e manejos de palha em superfície. Revista Bragantia, 2012, 71, 2, 502-508.
Santos, D.; Souza, E.G.; Nobrega, L.H.P.; Bazzi, C.L.; Gonçalves Júnior, A.C. Variabilidade espacial de atributos físicos de um Latossolo Vermelho após cultivo de soja. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2012, 16, 8, 843-848.
Souza, M.S.; Bonomo, R.; Pires, F.R.; Bonomo, D.Z. Atributos físicos do solo em lavoura de cafeeiro Conilon submetida à subsolagem. Engenharia na Agricultura, 2014, 22, 5, 413-425.
Toigo, S.; Braida, J.A.; Possenti, J.C.; Brandelero, E.M.; Baesso, M.M. Atributos físicos de um nitossolo vermelho cultivado com trigo, em sistema de plantio direto, submetido à compactação e escarificação. Engenharia na agricultura, 2015, 23, 1, 19-28.
Tormena, C.A.; Vidigal Filho, P.S.; Gonçalves, A.C.A.; Araújo, M.A.; Pinto, J.C. Influência de diferentes sistemas de preparo do solo nas propriedades físicas de um Latossolo Vermelho distrófico. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2004, 8, 1, 65-71.
Viana, E.T.; Batista, M.A.; Tormena, C.A.; Costa, A.C.S.; Inoue, T.T. Atributos físicos e carbono orgânico em Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2011, 35, 6, 2105-2114.
Vieira, M.L.; Klein, V.A. Propriedades físico hídricas de um Latossolo vermelho submetido a diferentes sistemas de manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2007, 31, 6, 1271-1280.
Vitória, E.L.; Calvi, D.P.; Barbosa, M.A.; Canal, L. Variabilidade espacial dos atributos físicos em áreas cultivadas com mamão sob diferentes preparos de solo. Engenharia na agricultura, 2014, 22, 2, 150-161.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.