Macrofauna presente nas matrizes de Byrsonima gardneriana A. Juss na Caatinga de Olho D’Água do Casado, Alagoas

Autores/as

  • Delane dos Santos Dias Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente-IGDEMA / Universidade Federal de Alagoas-UFAL
  • Ana Beatriz da Silva
  • Elba dos Santos Lira
  • Nivaneide Alves de Melo
  • Kallianna Dantas Araujo

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6633

Resumen

A macrofauna é constituída por organismos com comprimento ≥ 2,0 mm, importante no sucesso reprodutivo das plantas por atuarem como agentes polinizadores, sendo relevante o conhecimento da interação desses organismos com espécies vegetais, notadamente B. gardneriana A. Juss (Murici), pela já utilizada como fonte de alimento para a fauna silvestre, animais domésticos e população. Objetivou-se avaliar a abundância, riqueza, diversidade e equabilidade da macrofauna em área com presença da espécie B. gardneriana A. Juss na Caatinga de Olho D’Água do Casado, Alagoas. A macrofauna foi quantificada, nos períodos (set. e dez./2017) e (mar. e jun./2018), por meio de armadilhas Provid aérea em 15 matrizes da espécie B. gardneriana. Os organismos foram identificados a nível de grupo taxonômico e foi avaliado a riqueza, abundância, diversidade e uniformidade pelos Índices de Shannon (H) e Pielou (e). Foram coletados dados de precipitação pluvial mensalmente para relacionar com a macrofauna. Hymenoptera é o grupo dominante no ambiente com ocorrência de B. gardneriana, independente dos períodos avaliados, comprovado pelos baixos valores dos índices de Shannon (H) e Pielou (e); A abundância dos organismos é maior em dez/2017, atribuída ao grupo Hymenoptera, já adaptado a variabilidade das condições microclimáticas da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, S. da S. Dinâmica da macrofauna na serapilheira em áreas com plantio de Eucalyptus ssp. e Caatinga, em Olho D’Água das Flores, Semiárido de Alagoas. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.

BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecology: individuals, populations and communities. 3. ed. Oxford: Blackwell Science, 1996, 1068 p.

ARAUJO, K. D. Análise da vegetação e organismos edáficos em áreas de caatinga sob pastejo e aspectos socioeconômicos e ambientes de São João do Cariri – PB. 2010. 166 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais)-Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.

EMBRAPA-EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Zoneamento agroecológico de Alagoas: levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos solos do Estado de Alagoas. 1. ed. Recife: EMBRAPA, 2013. 238 p.

GIRACCA, E. M. N. et al. Levantamento da meso e macrofauna do solo na microbacia de Arroio Lino, Agudo/RS. Revista Brasileira de Agrociência, 2003, 9, 257-261.

LEAL, I. R. Diversidade de formigas em diferentes unidades de paisagem da Caatinga. In: LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. da. Ecologia Brasileira de Biociência, 2012, 10, 446-456.

PEEL, M. C.; FINLAYSON, B. L.; MCMAHON, T. A. Updated world map of the Köppen-Geiger climate classification. Hydrology and Earth System Sciences, 2007, 5, 1633-1644.

SOUZA, M. A. Dinâmica da serapilheira e fauna edáfica em áreas de murici (Byrsonima gardneriana A. Juss) no Semiárido de Alagoas, Brasil. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Agronomia)-Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2014.

SOUZA, M. A. Fitossociologia em áreas de Caatinga e conhecimento etnobotânico do Murici (Byrsonima gardneriana A. Juss), Semiárido Alagoano. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia)-Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2011.

TRIPLEHORN, C. A.; JONNSON, N. F. Estudo dos insetos. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 809 p.

Publicado

2018-12-31