Emergência de sementes crioulas de milho obtidas de seleção fenotípica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6678Resumen
O milho crioulo é de grande importância para as comunidades tradicionais, pois possui um custo menor de implantação e manutenção, sendo uma semente adaptada e produzida por pequenos produtores o que lhe agrega relevante importância social. O objetivo deste trabalho foi caracterizar duas variedades crioulas de milho "pé de boi" e "paulistão" utilizando como base as características fisiológicas das sementes: índice de velocidade de emergência (IVE); tempo médio de germinação (TM); massa seca de plântulas (MSP); comprimento de plântulas (CP); porcentagem de plântulas normais (% PN) e peso de cem sementes (P100). Com base nos resultados obtidos foi possível identificar uma diferença entre o peso de 100 sementes quando a população do “paulistão” apresentou maior peso, porém menor IVE. O tempo médio de emergência não diferiu entre as matrizes. A variedade “pé de boi” apresenta maior vigor. Para o desenvolvimento inicial, as matrizes 13 e 14 de "pé de boi" foram superiores.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.