O MICROBIOMA DAS SEMENTES COMO UM FATOR DECISIVO PARA A PROTEÇÃO DE PLANTAS
Palavras-chave:
Sanidade, Ecologia, Matologia, Fitopatologia, EntomologiaResumo
Os microrganismos são encontrados em todos os lugares do planeta, inclusive em sementes, com diversos papeis ecológicos, como a decomposição de materiais orgânicos, assimilação e solubilização de nutrientes e moléculas orgânicas, entre outras. A importância do microbioma em sementes ainda é pouco estudada em relação a regulação ecológica. Sendo o objetivo deste trabalho descrever tal importância. Primeiramente, o microbioma pode ser configurado como o grupo de espécies microbianos que vivem em um dado local, sendo estas variáveis em termos populacionais e funcionais no tempo e no espaço. Assim sendo, não necessariamente a quantidade de indivíduos de uma dada espécie, ou de qualquer outra variante taxonômica, mas a interação que estes podem realizar entre si, são os fatores importantes. Processos de evolução conjunta se aproximam desta propositura ecológica, no geral, evoluem os grupos microbianos e as plantas em comunhão. Nesse caso, as sementes, com sua constituição genética também são veículos dos microrganismos (transmissão) ocorrentes na planta-mãe e no ecossistema ao qual estava inserida. Neste caso, a resistência varietal que uma dada espécie ou variante genética apresenta a uma ação ecológica de um ambiente ecológico, pode ser modulada pela genética vegetal e populações microbianas que estão presentes em seus tecidos, internos ou externos, fatores que tem a gênese nas sementes. A resistência destas espécies vegetais pode ser relacionada com a predação, déficit hídrico ou a presença de substâncias, por exemplo. Para tal, a exemplificação cabível poderia ser a resistência de sementes crioulas a intemperes climáticas, promovidas pela genética das sementes e, provavelmente, também pelo microbioma ligado a estas. Portanto, o estudo das populações microbianas em sementes pode ser uma importante ferramenta para a Proteção dos Cultivos, fato ainda pouco estudado, com as seguintes perspectivas: 1) possibilidade de identificação dos grupos microbianos e a suas relações ecológicas; 2) compreender melhor as possibilidades de manejo do microbioma, 3) entender como o manejo das sementes pode interferir na ecologia microbiana e 4) entender como o microbioma contido em sementes pode favorecer a os vegetais em relação a sua proteção a fatores ecológicos. Neste propósito, a condução de pesquisas sobre a efetividade do microbioma em sementes podem ser uma importante ferramenta para a proposta de Proteção dos Cultivos para os momentos vindouros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Costa Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.