MURCHAS VASCULARES
CONTROLE ALTERNATIVO E TRANSMISSÃO EM SEMENTES
Palavras-chave:
Doenças de Solo, Patossistema, SanidadeResumo
Murchas vasculares são sintomas de natureza complexa, que pode ser ligado a insuficiência da absorção ou translocação de água ou nutrientes nas plantas. Muitos dos fitopatógenos causadores destes sintomas são transmitidos por sementes. Diante disso, este manuscrito terá como base a descrição concisa sobre a relação entre as murchas vasculares e as sementes, em relação a transmissão e controle alternativo. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na base de dados do Scielo, com a delimitação da temporalidade de 2000 a 2022, utilizando como estratégias de busca: “murcha”, “vascular”, “controle” e “sementes”. Em relação à temática pesquisada, poderão ser elencados os seguintes pontos descritos a seguir. 1) A transmissão de patógenos e o estabelecimento do patossistema pode ocorrer por veiculação dos mesmos nas sementes, também, sementes sadias em contato com substrato colonizado podem ser alvo destes patógenos. 2) Algumas espécies destes patógenos podem causar problemas radiculares ou em plântulas, como podridões por exemplo, neste sentido um exemplo clássico seria os patógenos do gênero Fusarium. 3) Em relação ao tratamento de sementes com o uso de métodos alternativos, a inoculação de espécies de Trichoderma ou Bacillus, via a aplicação no solo ou nas sementes de produtos formulados para este fim, podem ser boas alternativas; 4) Existem relatos de tratamento de sementes com o uso de extratos vegetais, cinzas e pós-inertes. 5) Em vista a epidemiologia, as sementes e o substrato podem ser as principais fontes de inóculo, valendo ser examinados antes do plantio. Portanto, murchas vasculares são um grupo de doenças causadas por patógenos que também podem causar patologias em outras fases ou áreas das plantas, sendo também importantes para a possibilidade de pesquisa em conjunto, em virtude do patossistema em si, não de maneira pontual dentro deste.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabrielle Custódio Melo et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.