P-REMANESCENTE E ARGILA NA ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE MÁXIMA DE ADSORÇÃO DE FÓSFORO
REMAINING P AND CLAY IN THE ESTIMATION OF MAXIMUM PHOSPHORUS ADSORPTION CAPACITY
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18476Palavras-chave:
fixação de fósforo, textura do solo, adubação fosfatada.Resumo
O uso da adubação fosfatada nos solos depende do conhecimento de sua adsorção de fosfatos e normalmente, essa característica está associada à sua textura e os demais atributos químicos dos solos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi determinar P-remanescente por dois métodos, correlacionar com a capacidade máxima de adsorção de fósforo (P) e elaborar e elaborar classes de adsorção de P para recomendação de adubação fosfatada. Para isso, foram realizadas análises químicas e físicas em onze amostras de solos de Alagoas e determinação de P-remanescente (padrão e rotina) e capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP). O P-remanescente, pelos dois métodos, mostraram correlações altas e conseguiram separar bem as classes de adsorção de P, bem superior aos teores de argila. Ambos os métodos de determinação de P-remanescente foram altamente correlacionados entre si.
Downloads
Referências
Bahia Filho, A.F.C.; Braga, J.M.; Resende, M.; Ribeiro, A.C. Relação entre adsorção de fósforo e componentes mineralógicos da fração argila de latossolos do planalto central. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1983, 7, 221-226.
Braga, J.M.; Defelipo, B.V. Determinação espectrofotométrica de fósforo em extratos de solo e material vegetal. Revista Ceres, 1974, 21, 3-85.
Carneiro, L.F.; Resende, A.V.; Neto, A.E.F.; Santos, J.Z.L.; Curi, N.; Reis, T.H.P.; Valle, L.A.R. Frações de fósforo no solo em resposta à adubação fosfatada em um latossolo com diferentes históricos de uso. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2011, 35, 483-491.
Corrêa, R.M.; Nascimento, C.W.A.; Rocha, A.T. Adsorção de fósforo em dez solos do Estado de Pernambuco e suas relações com parâmetros físicos e químicos. Acta Scientiarum Agronomy, 2011, 33, 153-159.
Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009, 627. ISBN 978-85-7383-430-7.
Moreira, F.L.M.; Mota, F.O.B.; Clemente, C.A.; Azevedo, B.M.; Bomfim, G.V. Adsorção de fósforo em solos do Estado do Ceará. Revista Ciência Agronômica, 2006, 37, 1, 7-12.
Oliveira, C.M.B.; Gatiboni, L.C.; Miquelluti, D.J.; Smyth, T.J.; Almeida, J.A. Capacidade máxima de adsorção de fósforo e constante de energia de ligação em latossolo bruno em razão de diferentes ajustes do modelo de Langmuir. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2014, 38, 1805-1815.
Silva, R.R. Adubação fosfatada com fertilizante Basiduo® na cultura da soja no oeste da Bahia. J. Bioen. Food, 2015, 2, 82-90.
Teixeira, P.C.; Donagemma, G.K.; FontanaA.; Teixeira, W.G. Manual de métodos de análises de solo. 3. ed. e ampl., Brasília, DF: Embrapa, 2017. 573p.
Valladares, G. S.; Pereira, M. G.; Anjos, L. H. C. Adsorção de fósforo em solos de argila de atividade baixa. Bragantia, 2003, 62, 111- 118.
Vilar, C.C.; Costa, A.C.S.; Hoepers, A.; Souza Junior, I.G. Capacidade máxima de adsorção de fósforo relacionada a formas de ferro e alumínio em solos subtropicais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2010, 34, 1059-1068.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ascânio Moreno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.