ESTUDANTES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERNAMBUCO: AFIRMANDO A IDENTIDADE E DIREITOS
Resumen
O texto resulta da pesquisa em andamento para o Doutorado em Antropologia/UFPE. Trata-se de um estudo que busca compreender os protagonismos de indígenas nos cursos de graduação nos Institutos Federais de Educação no Semiárido pernambucano. Discutindo como se configura a presença indígena, o atual contexto, a diversidade de sujeitos, as implicações do imaginário institucional e social sobre a condição de “índios misturados”, relacionada a ideia da “perda” da identidade étnica vivenciada pelos discentes indígenas onde estudam. E quais as ações evidenciando os protagonismos desses estudantes em resposta às provocações e questionamentos na atualidade. A produção acadêmica sobre estudantes indígenas na Educação Superior no âmbito local na Educação e na Antropologia é incipiente. No âmbito nacional, os debates acadêmicos sobre o assunto vem intensificando-se na última década, indicando a permanente mobilização política dos povos indígenas pela garantia do direito a esse nível de formação. Embora, com um número baixo de indígenas nas instituições públicas, comparados aos matriculados nas instituições privadas. Contudo, a atuação política desses estudantes dentro e fora dessas instituições tem provocado algumas mudanças: desde atividades acadêmicas interculturais; a implementação de políticas públicas específicas para esse público estudantil; a execução de projetos de extensão junto aos povos indígenas, dentre outras ações.
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Citas
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