ESTUDANTES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERNAMBUCO: AFIRMANDO A IDENTIDADE E DIREITOS

Auteurs-es

  • Maria da Penha da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Résumé

O texto resulta da pesquisa em andamento para o Doutorado em Antropologia/UFPE. Trata-se de um estudo que busca compreender os protagonismos de indígenas nos cursos de graduação nos Institutos Federais de Educação no Semiárido pernambucano. Discutindo como se configura a presença indígena, o atual contexto, a diversidade de sujeitos, as implicações do imaginário institucional e social sobre a condição de “índios misturados”, relacionada a ideia da “perda” da identidade étnica vivenciada pelos discentes indígenas onde estudam. E quais as ações evidenciando os protagonismos desses estudantes em resposta às provocações e questionamentos na atualidade. A produção acadêmica sobre estudantes indígenas na Educação Superior no âmbito local na Educação e na Antropologia é incipiente. No âmbito nacional, os debates acadêmicos sobre o assunto vem intensificando-se na última década, indicando a permanente mobilização política dos povos indígenas pela garantia do direito a esse nível de formação. Embora, com um número baixo de indígenas nas instituições públicas, comparados aos matriculados nas instituições privadas. Contudo, a atuação política desses estudantes dentro e fora dessas instituições tem provocado algumas mudanças: desde atividades acadêmicas interculturais; a implementação de políticas públicas específicas para esse público estudantil; a execução de projetos de extensão junto aos povos indígenas, dentre outras ações. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Eliene Amorim. 2017. A interculturalidade no currículo da formação de professoras e professores indígenas no Programa de educação intercultural da UFPE/CAA - Curso de Licenciatura Intercultural. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. 2013. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV.

BEZERRA, Edmundo Monte. 2012. Migrações Xukuru do Ororubá: memórias e História 1950-1990. 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 26/11/2019.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2012.Características gerais dos indígenas. In: IBGE, Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro.

LIMA, Antônio Carlos de Souza; BARROSO, Maria Macedo. 2013. A presença indígena na construção de uma educação superior universal, diferenciada e de qualidade. In: LIMA, Antônio Carlos de Souza; BARROSO, Maria Macedo. (Orgs.). Povos indígenas e universidade no Brasil: contextos e perspectivas, 2004-2008. Rio de Janeiro, E-papers, 2013, p.45-78. Disponível em: http://laced.etc.br/site/pdfs/LivroPovosIndigenas.pdf. Acesso em 20/10/2015.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. A educação superior de indígenas no Brasil: notas para balanços e possíveis perspectivas, à guisa de uma introdução. In: LIMA, Antônio Carlos de Souza. (Org.). 2016. A educação superior de indígenas no Brasil: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro, E-papers, 2016. http://laced.etc.br/site/pdfs/LivroPovosIndigenas.pdf. Acesso em 10 jun./2017.

LUCIANO, Gersem dos Santos (Baniwa). 2006. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Secad; Laced.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. 2013. Educação para manejo do mundo: entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Contra Capa/Laced.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. 2019. Educação Escolar Indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro: Mórula, Laced.

MATO, Daniel; et. al. (Org.). 2015. Educación Superior y pueblos indígenas en América Latina: contextos y experiências. México: Ed. Universidad Nacional de Tres de Febrero, Sáenz Peña.

MATO, Daniel; et. al. (Org.). 2016. Educación superior y pueblos indígenas en América Latina: experiencias, interpelaciones y desafios. México: Universidad Nacional de Tres de Febrero; DF: Universidad Nacional Autónoma de México.

MELUCCI, Alberto. 2001. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes.

OLIVEIRA, João Pacheco de. 2016. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa.

OLIVEIRA, Kelly Emanuelly de. 2013. Diga ao povo que avance!: movimento indígena no Nordeste. Recife: Fundaj.

SILVA, Edson. 2017. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1950-1988. 2ª ed. Recife: EDUFPE.

SILVA, Edson. 2015. Os índios no Nordeste e as pesquisas históricas: as influências do pensamento de John Monteiro. Fronteiras & Debates, v. 2, n. 1, jan./jun. p.51-64.

SOUZA, Vânia Rocha Fialho de Paiva e. 2003. Desenvolvimento e associativismo indígena no Nordeste brasileiro: mobilizações e negociações na configuração de uma sociedade plural. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-02