A PEDAGOGIA DA TRAGÉDIA – UMA MEDITAÇÃO SOBRE A ARTE E A CIÊNCIA, A PARTIR DE NIETZSCHE
Abstract
Este artigo, a partir do exame da obra o Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo, realiza uma meditação sobre a arte e a ciência para estabelecer uma interpretação da pedagogia por meio da tragédia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Braida, Celso Reni. 2011. Exercício de desilusão. Roca Brayde: Florianópolis, p. 85.
Dias, Rosa. 2001. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. In: Impulso, n. 28. pp. 35-42. Disponível [Online]. Acesso em: março, 2015.
__________. 2011. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Gonzales, Juliana. 1996. El ethos, destino, del hombre. México: Fondo de Cultura.
Oliveira, J. 2011. A grande ética em Nietzsche in: revista índice. Disponível em: http://revistaindice.com.br, vol. 03, n. 01.
Oliveira, Nythamar F. 1999. Tractatus ethico-politicus – genealogia do ethos moderno. Porto Alegre: Edipucs.
Nietzsche, F. 1992. O Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras.
Safranski, Rüdiger. 2001. Nietzsche – Biografia de uma tragédia. Trad. Lya Lett Luft. São Paulo: Geração Editorial.