Derivar, Corporificar, Vestir Arquiteturas
Caminhos de apreender o mundo
Résumé
O presente artigo aborda a relação entre corpo, roupa e arquitetura e urbanismo, partindo de considerações gerais sobre estas relações e voltando-se para a questão do aprendizado no contexto pós pandêmico. Analisa a seguir uma experiência de ensino e extensão que buscou colocar em foco os corpos dos próprios estudantes, acentuando seus mecanismos sensoriais e sensíveis. As estratégias metodológicas utilizadas partiram, depois das discussões sobre estética, corpo e cidade, para atividades inspiradas na deriva situacionista e na errância. Mas sobretudo se ancorou na experimentação e nas vivências. Buscando a ação extensionista, a partir da escolha da área central da cidade de Maceió como local de estudo, foram realizados experimentos individuais e coletivos que envolveram a produção de uma roupa e de uma intervenção momentânea nesta área, com o fito de compartilhar experiências, bem como aferir os trabalhos produzidos pelos estudantes, quando expostos ao público. A ideia de ultrapassar os muros da universidade e promover ações práticas se aproxima da demanda por observar o habitar como movimento, seja na escala da arquitetura e da cidade, seja na escala mais ampla do próprio planeta.
Palavras-chave: Experiências de aprendizado. Deriva. Corpo. Cidade. Maceió.