Derivar, Corporificar, Vestir Arquiteturas

Caminhos de apreender o mundo

Autori

  • Maria Angélica da Silva
  • Matheus Henrique Correia de Vasconcelos Batista
  • Matheus Porciuncula Oliveira
  • Rafael de Souza Almeida

Abstract

O presente artigo aborda a relação entre corpo, roupa e arquitetura e urbanismo, partindo de considerações gerais sobre estas relações e voltando-se para a questão do aprendizado no contexto pós pandêmico. Analisa a seguir uma experiência de ensino e extensão que buscou colocar em foco os corpos dos próprios estudantes, acentuando seus mecanismos sensoriais e sensíveis. As estratégias metodológicas utilizadas partiram, depois das discussões sobre estética, corpo e cidade, para atividades inspiradas na deriva situacionista e na errância. Mas sobretudo se ancorou na experimentação e nas vivências. Buscando a ação extensionista, a partir da escolha da área central da cidade de Maceió como local de estudo, foram realizados experimentos individuais e coletivos que envolveram a produção de uma roupa e de uma intervenção momentânea nesta área, com o fito de compartilhar experiências, bem como aferir os trabalhos produzidos pelos estudantes, quando expostos ao público. A ideia de ultrapassar os muros da universidade e promover ações práticas se aproxima da demanda por observar o habitar como movimento, seja na escala da arquitetura e da cidade, seja na escala mais ampla do próprio planeta.

Palavras-chave: Experiências de aprendizado. Deriva. Corpo. Cidade. Maceió.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Angélica da Silva

Arquiteta pela UFMG, doutora em História Social (UFF/Architectural Association School), com pós doutoramento pela Universidade de Évora, Portugal e Universidade Alma Mater de Bolonha, Itália. Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade do CNPq.

Matheus Henrique Correia de Vasconcelos Batista

Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista PIBIC CNPq pelo grupo Estudos da Paisagem.

Matheus Porciuncula Oliveira

Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas; Projetista e Gerente de Negócios na EJEC - Empresa Júnior de Engenheira Civil e Arquitetura.

Rafael de Souza Almeida

Designer pela UFAL; mestrando em Dinâmicas do espaço habitado no PPGAU (UFAL).

Pubblicato

2022-12-30

Fascicolo

Sezione

Artigos