IV Bienal do Sertão: arte e curadoria fora do eixo
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2022.n.12.13318Palavras-chave:
Bienal do Sertão, Arte, Memória, Nordeste, ExposiçõesResumo
Este artigo faz uma análise da narrativa curatorial da IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, realizada em 2019 e investiga a partir do conceito de “invenção do Nordeste” as relações deste evento artístico fora do eixo hegemônico com temas como história das exposições, memória/poder e identidade e como as categorias Nordeste e Sertão são mobilizados pelo discurso curatorial e pelas poéticas artísticas. Ao considerar exposições como dispositivos políticos, o artigo busca questionar qual (is) imagens do Nordeste/Sertão se propagam dentro de espaços de Arte Contemporânea, especificamente na IV Bienal do Sertão de Artes Visuais e como as poéticas de alguns dos artistas participantes desta edição da Bienal dialogam com estas questões.
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