Muro das palpitações: um manifesto de mães na universidade

Autores

  • Regiany Alves Carvalho Universidade Federal de Uberlância
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2024.n.15.17048

Palavras-chave:

Mães, Universidade, Manifesto, Narrativa

Resumo

Muro das palpitações é um manifesto sobre as barreiras que surgem cotidianamente na vida das mulheres no ambiente acadêmico, em decorrência da maternidade. Buscamos, com base metodológica na pesquisa narrativa, compreender suas trajetórias na universidade. A narrativa de cada mulher ilustra as vivências nesse meio como mães e as dificuldades durante o percurso para que se mantivessem no curso que escolheram. O potencial dos depoimentos dessas mulheres permitiu reflexões teóricas com Leontiev e Angela Davis que culminaram na composição de uma carta manifesto, com narrativas minhas e de cada uma das Maria’s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975. Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei nº 1.044, de 1969, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1975. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6202.htm. Acesso em: 24 mar. 2022.

BRASIL. Portaria nº 248, de 19 de dezembro de 2011. Brasília: Capes, 2011.

CALVE, Tiago Morales; ROSSLER, João Henrique; SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da. A aprendizagem escolar e o sentido pessoal na Psicologia de A. N. Leontiev. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 435–444, 2015. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193852

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mulheres representam 60% dos bolsistas da CAPES. Brasília: Capes, 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/9375-mulheres-representam-60-dos-bolsistas-da-capes. Acesso em: 16 ago. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1–2, p. 185–195, 1997. https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010

DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Editora Boitempo, 2018.

SCAVONE, Lucila. Maternidade: transformações na família e nas relações de gênero. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, n. 8, p. 47–59, 2001.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Las necessidades y los motivos de la actividad. In: SMIRNOV, A. et al. Psicologia. México: Grijalbo, 1969. p. 341–354.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich (Orgs.). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. p. 59–83.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MILTON Nascimento. Maria, Maria (Acústico). [S. l.]: Equipe Universal Music, 2018. 1 vídeo (5 min 48 seg). Publicado pelo canal Milton Nascimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r1bBD4f3MTc. Acesso em: 24 mar. 2022.

SANTOS, Benedito Rodrigues dos et al. Gravidez na Adolescência no Brasil: vozes de meninas e de especialistas. Brasília: INDICA, 2017.

TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora Ltda., 2000.

Downloads

Publicado

2024-11-14