Práticas de cuidado em Tecnologia Assistiva: o ponto de vista das mães

Autores

  • Bárbara Caroline Macedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Maria Ayres de Camargo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2024.n.15.17216

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Ética do Cuidado, Mães de Crianças com Deficiência, Acessibilidade

Resumo

Há uma lacuna no campo de pesquisas científicas que abordem a participação de famílias de crianças com deficiência na elaboração do plano de Tecnologia Assistiva (TA), embora tal área do conhecimento preconize a participação da pessoa com deficiência e de sua família naquilo que envolve sua acessibilidade. Este artigo teve o objetivo de problematizar as práticas de cuidados em TA e, para fazê-lo, utilizou como metodologia a produção autobiográfica de três mães de crianças com deficiência. A categoria analítica escolhida foi o cuidado, tomado a partir de quatro eixos: dependência, alteridade, autonomia relacional e rede de cuidados. Os saberes elaborados por essas mães, referentes às suas ações de cuidado, bem como aos serviços das instituições e dos profissionais que atendem seus filhos, contribuíram para a discussão do que são ações que reproduzem formas hegemônicas de existência e ações que ampliam a agência das crianças e que favorecem a sua emancipação.

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

Maternidades, práticas de cuidado e Tecnologias de governo