Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo

Autores

  • Dalila Rosa Hallal Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
  • Valéria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N02.A13222pp.179-19813222

Palavras-chave:

Museu; Educação; História do Turismo

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel da educação e a função social no Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil. Esse museu está sendo gestado por um grupo de pesquisadores brasileiros vinculados à Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A proposição do presente texto é compartilhar as reflexões realizadas no nosso processo de pesquisa enfocando, especificamente, os caminhos traçados pela equipe para constituir a função educativa em nosso museu. Nosso objetivo é refletir sobre a função educativa e social do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil, buscando ampliar as experiências. Partimos da situação de ocuparmos o lugar de participantes da proposição e implementação do museu, posteriormente, realizando uma análise sobre a experiência em curso, valendo-nos de um embasamento teórico para possibilitar as reflexões que busquem uma apreensão aprofundada da realidade com a qual se está diretamente envolvido. Acessamos diversos autores do campo da museologia e da educação, com especial destaque para Paulo Freire (1981; 1996; 2000; 2003a; 2003b; 2005), imprescindível para a compreensão, em nosso estudo, do papel educativo e transformador dos museus enquanto instituição e também dos museus virtuais. Assim, posicionamo-nos em um trânsito entre a teoria e a ação, por meio de um caminho trilhado a partir de nossa prática e de sua apreensão como reflexão crítica sobre a realidade. Tendo como base uma leitura da nossa experiência, pontuamos nosso exercício reflexivo de apreensão dessa realidade. Nossas reflexões se direcionam para práticas educativas que tenham por princípio a educação para a participação, respeito à diversidade, diálogo, senso crítico, autonomia e cidadania, fazendo do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil um espaço democrático de acesso e produção do conhecimento histórico em Turismo e áreas afins.

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Biografia do Autor

Dalila Rosa Hallal, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em História Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Valéria Lima Guimarães, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Brasil

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Hallal, D. R., & Lima Guimarães, V. (2022). Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 179–198. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N02.A13222pp.179-19813222

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