Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os autores DEVEM ESTAR CADASTRADOS COMO USUÁRIOS na REVISTA IBEROAMERICANA DE TURISMO revista e seus PERFIS devem estar integralmente preenchidos, inclusive o RESUMO DA BIOGRAFIA, na aba PERFIL. Sem esse passo as submissões não poderão ser aceitas.
     

  • Observar que submissão destinada para Número Especial deverá apenas ser encaminhada no caso do autor, na qualidade reconhecida de especialista, ser convidado pelos Editores da RITUR (ou especialistas designados pelos mesmos) por correspondência física ou eletrônica antes da realização da submissão.
  • O texto aqui submetido junto à Revista Iberoamericana de Turismo é original e inédito e não se encontra em avaliação em qualquer outro meio de divulgação e comunicação científica, como periódicos, livros ou anais de eventos.

    Como exceção, podem ser submetidos artigos apresentados em congressos científicos e publicados nas suas primeiras versões em seus anais, desde que não tenham sido anteriormente publicados, sob a forma integral, em periódico ou livro. Neste caso, os autores devem comunicar tal situação aos Editores da revista e aguardar resposta sobre decisão à respeito de continuidade do processo de avaliação junto à mesma. Cabe apenas aos Editores da revista a decisão inicial aqui referida, podendo expandir a avaliação final de sua decisão com a participação do Comitê Científico da Revista Iberoamericana de Turismo, em observância à necessidade de divulgação de materiais que ampliem o conhecimento e divulgação de áreas de reconhecida qualidade inovadora, vanguarda, alta complexidade ou de carência extrema de divulgação científica. Dessa forma, não há garantias iniciais que tais submissões possam ser avaliadas para possível publicação na revista, conforme supra discriminado.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word de editor de texto: DOC (desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse 2MB).

    O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as fotos, ilustrações, figuras e tabelas estão inseridas no texto em preto e branco ou escala de cinza, em local apropriado próximo à sua citação e não no final do documento como anexos. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    Os títulos dos artigos submetidos à Revista Iberoamericana de Turismo devem obrigatoriamente constar com letras em minúsculas, excetuando-se a primeira letra do título e as iniciais de nomes próprios. Exemplos: "A arte e a museologia para o turismo no século XVIII", ou "Do Ceará para o mundo: a contribuição da pesquisadora Neide Coriolano para o pensamento científico em Turismo".

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    Arquivos de artigos qua contenham qualquer  identificação do autor não serão aceitos para avaliação.

    Revista Iberoamericana de Turismo utiliza o o sistema de blind review para submissão e avaliação de originais.

  • Observar que, adiante, os seguintes dados, além dos indicados como obrigatórios, devem ser incluídos nos Metadados desta submissão (Passo 3. INCLUSÃO DE METADADOS):

    - maior titulação dos autores, instituição de realização da maior titulação dos autores, país de realização da titulação; e

    - principal função ou cargo profissional desempenhado atualmente dos autores, principal instituição de vinculação dos autores do seu cargo ou função desempenhada, país da instituição.

  • Os nomes dos autores devem ser incluídos nos Metadados do sistema da revista (Passo 3. INCLUSÃO DE METADADOS) em letras minúsculas, excetuando-se, obviamente, as suas iniciais que devem estar em letras maiúsculas. 

Diretrizes para Autores

Os idiomas oficiais e aceitos para publicação na Revista Iberoamericana de Turismo são o português, espanhol, catalão e inglês.

Dessa forma, os originais encaminhados à revista devem seguir as normas brasileiras de documentação científica, para autores brasileiros, ou as normas de documentação científica do país de origem (que poderão ser adaptadas pelos revisores da revista às normas brasileiras), atentando, em todas as hipóteses, ao que rege estas diretrizes, como segue.

Em especial, as normas de documentação científica brasileiras se referem às seguintes publicações da Associação Brasileiras de Normas Técnicas(ABNT): NBR 6022 ­ Apresentação de artigos de publicações periódicas, NBR 6023 ­ Referências bibliográficas, NBR 6024 ­ Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028 ­ Resumos, NBR 10520 ­ Apresentação de citações em documentos, além das normas de apresentação tabular do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O limite máximo de autores por artigo pela Revista Iberoamericana de Turismo é 5 (cinco).
 
Revista Iberoamericana de Turismo prioriza a avaliação de submissões de autores pós-graduados em nível Stricto Sensu (Mestres e Doutores ou equivalentes em países estrangeiros). Submissões de autores apenas graduados, pós-graduados em nível Lato Sensu, discentes de graduação ou pós-graduação também poderão ser avaliadas, quando destes últimos salvo a indicação dos seus respectivos orientadores na condição responsável e solidária de co-autores. Em quaisquer casos, deve-se observar que a revista estimula e prioriza a publicação de submissões originais e inéditas de qualidade científica contributiva à área que se propõe sob autorias individuais ou coletivas, com pelo menos um autor pós-graduado em nível Stricto Sensu. 

Deve-se atentar ao limite máximo de laudas para os originais encaminhados: Artigos - até 30 laudas; Pontos de Vista - até 10 laudas; Resenhas - até 5 laudas.

Os títulos dos artigos submetidos à Revista Iberoamericana de Turismo devem obrigatoriamente constar com letras em minúsculas, excetuando-se a primeira letra do título e as iniciais de nomes próprios. Exemplos: "A arte e a museologia para o turismo no século XVIII", ou "A contribuição da pesquisadora Neide Coriolano para o pensamento científico brasileiro em Turismo".

Para todos os autores, brasileiros ou não, o originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema SEER após o cadastro do usuário como AUTOR. Só será aceito o formato Microsoft Word: DOCX. Especificações: Tamanho A4 (21cm X 29,7cm), espaço de linha simples, texto fonte tamanho 12 Times New Roman, margens direita, esquerda e superior, com 3cm cada, e inferior com 2,75cm.

A primeira lauda deve conter a seção a que o original se destina, o título, o resumo e as palavras-chave - até o limite de (5) cinco - tanto em língua portuguesa ou espanhola, quanto por língua inglesa. Dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS e não no documento dos originais.

Arquivos de artigos que contenham qualquer identificação da autoria não serão aceitos para avaliação.

No caso dos artigos, estes devem apresentar resumo (em português ou espanhol, conforme língua utilizada para os originais encaminhados) e abstract acompanhados das respectivas palavras-chave e keywords, bem como do título em língua inglesa. Recomenda-se que os resumos possam no máximo 300 palavras.

As fotos, ilustrações ­ figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente. As fotos, ilustrações, figuras, tabelas, etc. deverão ser inseridas no texto em preto e branco ou escala de cinza, em local apropriado próximo à sua citação e não no final do documento como anexos. As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomenda-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.

Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do original.

Os trabalhos submetidos à Revista Iberoamericana de Turismo devem obrigatoriamente ser originais inéditos, não se encontrando em avaliação em qualquer outro meio de divulgação e comunicação científica, como periódicos, livros ou anais de eventos. Como exceção, podem ser submetidos artigos apresentados em congressos científicos e publicados nas suas primeiras versões em seus anais, desde que não tenham sido anteriormente publicados, sob a forma integral, em periódico ou livro. Neste caso, os autores devem comunicar tal situação aos Editores da revista e aguardar resposta sobre decisão à respeito de continuidade do processo de avaliação junto à mesma. Cabe apenas aos Editores da revista a decisão inicial aqui referida, podendo expandir a avaliação final de sua decisão com a participação do Comitê Científico da RITUR, em observância à necessidade de divulgação de materiais que ampliem o conhecimento e divulgação de áreas de reconhecida qualidade inovadora, vanguarda, alta complexidade ou de carência extrema de divulgação científica. Dessa forma, não há garantias iniciais que tais submissões possam ser avaliadas para possível publicação na revista, conforme supra discriminado.

Recomenda-se encaminhar juntamente com os originais através do sistema SEER Documentos Suplementares, quando necessário (Ex.: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas, entre outros).

NORMAS DE HOMOGENEIDADE:

  • palavras estrangeiras - só itálico sem aspas
  • palavras usadas em sentido figurado - itálico com aspas
  • números ordinais até nove - só por extenso
  • números ordinais de 10 em diante - só o algarismo
  • abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla
  • sistema de citação utilizado Autor-Ano-Página. Exemplo: Mundet (2009, p. 123); (MUNDET, 2009, p. 123)
  • apresentação de citações literais – fazer a distinção entre a citação curta (inserida no próprio parágrafo; entre aspas) e a citação longa (parágrafo em separado, 4 cm à esquerda; espaço simples; fonte 11; sem aspas)
  • tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do presente
  • pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da 1 a pessoa do singular; 1a. pessoa do plural ou 3a. pessoa do singular, sem utilizar duas formas. 

Melhores Trabalhos Congresso Internacional Turismo, História e Património

Seção direcionada aos autores dos melhores trabalhos selecionados do Congresso Internacional Turismo, História e Património, Cascais, Portugal, 2021.

Dossiê "Museus, Turismo e Sociedade"

Seção destinada a submissão de artigos de autores especialistas expressamente convidados pelo Comitê Editorial da revista para composição do Dossiê "Museus, Turismo e Sociedade", a ser publicado no segundo semestre do ano de 2022.

Somente para autores convidados.

Artigos

Representam esforço teórico ou teórico-prático de integração dos conhecimentos alcançados numa determinada área do Turismo em determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva de resultados acumulados e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas. Tanto podem se caracterizar como Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência. Máximo de 30 laudas.

Resenhas

Configuram-se como apreciação e análise crítica e interpretativa de cada parte e de cada capítulo de obras recém-lançadas, cabendo ao resenhista toda a liberdade de julgamento, escrita sob elaboração de um único autor. Para Resenhas, referências ao final são desnecessárias, desaconselhando-se auto-citação. A única referência obrigatória a ser utilizada deve ser a própria obra resenhada. Máximo de 5 laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.