FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO

Autores

  • Gabriel Chagas Coutinho Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Pontífice Universidade Católica do Paraná
  • Ligia de Paula Rodrigues Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo comunitário. Impactos sociais do turismo. Fatores motivacionais do turista comunitário.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre os fatores motivacionais que influenciam os turistas ao visitarem experiências de turismo comunitário. Considera-se que a identificação desses fatores pode contribuir para a organização e planejamento turístico dos destinos, bem como para percepção e (tentativa de) mitigação de impactos sociais que a atividade pode promover, já que a etapa em que a comunidade se relaciona com o mercado é considerado o momento de maior risco de impactos sociais e culturais no local. Objetivou-se conhecer o perfil dos turistas comunitários e compará-lo com alguns aspectos do perfil-padrão do turista doméstico brasileiro. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados aplicados por meio virtual. A partir da análise de dados, traçou o perfil do turista comunitário e seus fatores motivacionais, e concluiu que se trata de público consumidor consciente e instruído, e que busca experiências heterogêneas e diversificadas, divergindo do perfil do turista convencional. Os resultados obtidos ampliaram entendimento sobre dificuldades que enfrentam os destinos, e são sugeridas algumas saídas para o turismo comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Chagas Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, gestor do turismo do Parque Estadual de Vila Velha-Paraná

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Pontífice Universidade Católica do Paraná

Pós-Doutor em Ecossocioeconomia e Cooperativismo Corporativo. Professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro da Comissão de Área Ciências Ambientais da CAPES. Pesquisador CNPq.

Ligia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Graduanda de Turismo da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

10-01-2015

Como Citar

Coutinho, G. C., Sampaio, C. A. C., & Rodrigues, L. de P. (2015). FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 4(2), 77–87. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1399

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.