SÃO CRISTÓVÃO E DIVINA PASTORA: LOCUS DO TURISMO RELIGIOSO EM SERGIPE-BRASIL

Autores

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Janete Ruiz de Macedo Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V1.N1.A230pp.34-46230

Palavras-chave:

Turismo. Religiosidade. Nosso Senhor dos Passos. Nossa Senhora Divina Pastora.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a relação entre religiosidade e turismo nos dois principais núcleos de romaria no estado de Sergipe: São Cristóvão e Divina Pastora. E perceber a religião como fazendo parte da cultura. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, embasada no aporte teórico-conceitual sobre Sagrado e Profano, Religiosidade, Turismo Religioso, Procissão e a pesquisa de campo. Ao estudar o turismo religioso no período destes acontecimentos, percebe-se que, nos dois locais citados, o deslocamento das pessoas é muito mais de ordem simbólica e espiritual, do que pelo prazer de viajar. Nos casos estudados, as questões referentes à infraestrutura turística não são relevantes, visto que, está na tradição de ambas às festas, a exteriorização dos sentimentos de sacrifício e de despojamento material.       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestrando em Cultura e Turismo pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, onde pesquisa com bolsa da Capes os temas sobre cultura, patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, cidade colonial, identidade, turismo cultural, religioso, barroco e festa no Brasil, memória, planejamento do turismo e São Cristóvão-Se. Bacharel em Turismo pela Estácio/Faculdade de Sergipe - FaSe. Técnico em Conservação de Bens Culturais Móveis Integrados pela Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP. Coordenador do LAPI Serigy - Laboratório de Pesquisa sobre Identidade Cultural Sergipana da COCAR Consultoria. Professor de Extensão da Estácio/Faculdade de Sergipe.

Janete Ruiz de Macedo, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialização em História Moderna e Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e doutorado em História da Antiguidade Clássica pela Universidad de Leon-Espanha. Atualmente é professora plena da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Mestrado em Cultura e Turismo. Membro de corpo editorial da revista Crítica & Debate e da Revista de Cultura e Turismo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ideologia - Controle - Brasil Colônia.

Downloads

Publicado

01-07-2011

Como Citar

Aragão, I. R., & de Macedo, J. R. (2011). SÃO CRISTÓVÃO E DIVINA PASTORA: LOCUS DO TURISMO RELIGIOSO EM SERGIPE-BRASIL. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 1(1), 34–46. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V1.N1.A230pp.34-46230

Edição

Seção

Artigos