A influência do preço na satisfação do hóspede do hotel: gestão de receitas e resultado de longo prazo

Autores

  • Stephanie Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V7.N1.A2799pp.101-1132799

Palavras-chave:

precificação, satisfação, hotelaria

Resumo

A consideração das receitas não apenas atuais, mas também futuras, coloca para o gestor hoteleiro um potencial desafio na precificação dos serviços ofertados pelo estabelecimento. De um lado está o efeito óbvio da estratégia de precificação sobre as receitas atuais do hotel. No entanto, do outro lado estão os efeitos de longo prazo resultantes sobretudo do impacto do preço sobre a satisfação dos hóspedes. Tarifas mais altas poderiam resultar em hóspedes menos satisfeitos, o que levaria a menores taxas de retorno ao estabelecimento e de propaganda boca-a-boca. O presente estudo busca debater as possíveis relações entre ambas as variáveis e apresentar resultados empíricos sobre o tema. Em particular, este trabalho estuda a relação entre as tarifas praticadas e a satisfação de uma amostra de 627 hóspedes de um hotel de médio porte e de padrão intermediário da cidade de São Paulo. Os dados são analisados por meio de um modelo de equações estruturais. Os resultados obtidos não oferecem suporte à hipótese da existência de relação entre tarifa hoteleira e satisfação dos hóspedes. Implicações gerenciais dessas evidências são discutidas.

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Biografia do Autor

Stephanie Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universitat de les Illes Balears (UIB) e doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Diretor da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR).

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Figueiredo, S., & Santos, G. E. de O. (2017). A influência do preço na satisfação do hóspede do hotel: gestão de receitas e resultado de longo prazo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 7(1), 101–113. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V7.N1.A2799pp.101-1132799

Edição

Seção

Artigos

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