Experiência em museus: uma análise de conteúdo de pesquisas recentes (2015 a 2017)

Autores

  • Bruno Andreassi de Faro Universidade do Vale do Itajaí - SC
  • Diva de Mello Rossini Universidade do Vale do Itajaí - SC

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N0.A4400pp.153-1824400

Palavras-chave:

Experiência, Museu, Marketing de experiência, Pesquisa Bibliométrica

Resumo

O crescente consumo cultural, evolução tecnológica e a busca por lembranças duradouras unem os estudos da experiência memorável pelo marketing de experiência ao ambiente dos museus, tão conectados às atividades turísticas. O objetivo deste artigo é submeter à análise por pesquisa bibliométrica, trabalhos relacionados às experiências em museus, sob distintas óticas no período de 2015 a 2017 no Brasil e no exterior. Foram examinados 50 artigos de 39 periódicos considerados relevantes para o seguinte estudo. A classificação foi desenvolvida a partir de seis diferentes categorias de estudo de interesse a pesquisadores do tema: edutainment, tecnologia, gestão/estratégia, herança/patrimônio, ambiente e emoções. Dos artigos nesta análise, a categoria que une educação e entretenimento, o edutainment, foi a mais estudada juntamente com tecnologia e gestão/estratégia, tendo todas onze trabalhos cada. Além destes temas, outros dois tópicos de interesse mostraram-se importantes durante a pesquisa: memória e turista morador. Do total de instituições envolvidas nos artigos selecionados, 9,375% delas são brasileiras, sendo responsáveis por 16% dos trabalhos. A metodologia mais empregada foi a qualitativa (64%). O presente trabalho demonstra que as novas tecnologias se configuram como forte ponto de interesse no presente e possivelmente para o futuro, inclusive para ampliar o próprio edutainment, tanto na ótica dos gestores como na dos visitantes de museus. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Andreassi de Faro, Universidade do Vale do Itajaí - SC

Pós-graduado em Gestão de negócios pelo IBMC, RJ. Estudande do Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, Univali - SC. Professor de Gestão em restaurantes, Matérias primas e Dietética, Cozinha clássica francesa e italiana e cozinha fria na Faculdade Avantis de Balneário Camboriú e consultor na área de gastronomia.

Diva de Mello Rossini, Universidade do Vale do Itajaí - SC

Professora Doutora de Arquitetura e Urbanismo, Tecnólogo de Design de Interiores e Mestre em Turismo, Universidade do Vale do Itajaí - SC. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Projeto Arquitetura e Urbanismo, trabalhando principalmente sobre os seguintes temas: arquitetura da cidade e seus atributos de turismo cultural, design arquitetônico, ergonomia.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Faro, B. A. de, & Rossini, D. de M. (2018). Experiência em museus: uma análise de conteúdo de pesquisas recentes (2015 a 2017). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8, 153–182. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N0.A4400pp.153-1824400