A pesquisa em turismo e o método científico: uma análise dos estudos (teses e dissertações), no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em geografia.

Autores

  • Christiano Henrique da Silva Maranhão Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A5609pp.230-2495609

Palavras-chave:

Pesquisa em turismo, Método científico, Teses e dissertações, Pós-graduação em Geografia.

Resumo

A produção do conhecimento científico no Brasil nunca teve tanta visibilidade como na contemporaneidade. Atrelado a isso, pontua-se o empenho de pesquisadores em estabelecer um diálogo entre aportes científicos de áreas diferentes. Logo, admite-se o interesse de diversas ciências para com o estudo do turismo, destacando a Geografia, pioneira na produção de pesquisas sobre o turismo. Sabe-se que o fomento das pesquisas científicas necessita de um rigor teórico-metodológico que justifique o nível do conhecimento no âmbito de pós-graduação, e por isso, busca-se identificar os métodos científicos empregados nos estudos (teses e dissertações) que abordam o turismo como temática central da pesquisa, no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia, evidenciando as particularidades do uso. Metodologicamente, trata-se de estudo exploratório-analítico, de viés qualitativo, que apresenta o levantamento bibliográfico e análise temática como ferramentas técnicas. Diante do exposto, relata-se a liderança do método dialético, presente em 35 estudos (teses e dissertações), dos 49 selecionados pela amostra, que se dedicam a temática do turismo no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia. Sequencialmente identifica-se o método hipotético-dedutivo com 13 estudos e método fenomenológico-hermenêutico com um estudo. Conclui-se que o entendimento do turismo, enquanto atividade econômica, direcionou a aplicação do método dialético no momento de elaborar as questões de pesquisa e suas análises. Identificando pares dialéticos que revelam as contradições postas pelo capitalismo diante da práxis do turismo no Brasil. Ratifica-se por fim, a importância de avançar no conhecimento e na aplicação dos métodos e da metodologia, nas pesquisas e disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de turismo e geografia, evitando usos incoerentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Henrique da Silva Maranhão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Geografia, Mestre em Turismo e Bacharel em Turismo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) e do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR)

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

Maranhão, C. H. da S., & Azevedo, F. F. de. (2018). A pesquisa em turismo e o método científico: uma análise dos estudos (teses e dissertações), no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em geografia. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(2), 230–249. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A5609pp.230-2495609

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.