Destination branding: o legado de imagem dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Autores

  • Bruno de Oliveira da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Thays Domareski Ruiz Universidade Federal do Paraná -UFPR

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A6912pp.133-1616912

Palavras-chave:

Turismo, Megaeventos, Destination Branding, Jogos Olímpicos, Rio 2016

Resumo

Nos últimos anos evidenciou-se uma significativa exploração do possível legado de imagem advindo de megaeventos esportivos por parte dos países e cidades que sediaram estes eventos, tendo como principal justificativa a ampla divulgação gerada, no caso dos Jogos Olímpicos, uma audiência estimada pelo COI - Comitê Olímpico Internacional, em 5 bilhões de pessoas. Toda esta exposição serve também como estratégia de diferenciação para o destination branding, ferramenta fundamental no que tange o marketing de destinos turísticos. O Brasil sediou no período da última década, alguns dos principais eventos do mundo, tendo em 2009 a cidade do Rio de Janeiro sido escolhida como anfitriã da XXXI Olimpíada da Era Moderna. Este trabalho é exploratório e se alicerça como um estudo de caso de cunho qualitativo, amparado por pesquisa bibliográfica e documental; advindo do amplo contexto de destination branding visou-se analisar o legado de imagem que pode ser alcançado a partir dos Jogos Olímpicos, sendo refletido diretamente na atividade turística. O estudo concluiu que apesar dos impactos positivos na imagem da cidade e do país durante a realização do evento, o legado imagético pode estar comprometido por fatores externos, que ofuscam significativamente este processo, como a falta de segurança que assola o país e os altos índices de violência, afetando diretamente a expansão turística local e nacional.

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Biografia do Autor

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Marketing (2016) e MBA em Administração e Marketing (2017) pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER, graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016), sendo contemplado pela Instituição com o prêmio Mérito Estudantil. Cursa mestrado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI), com ênfase acerca de Identidade Nacional em Cerimônias de Abertura dos Jogos Olímpicos; e Licenciatura em História (UNINTER). Tem experiência nas áreas de Turismo, Cultura e Comunicação. Atua e desenvolve pesquisas com os temas: Fotografia, Identidade e Patrimônio Cultural. Membro da Sociedade Internacional dos Historiadores Olímpicos (International Society of Olympic Historians - ISOH) e integrante do grupo de pesquisa em Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, da Universidade do Vale do Itajaí cadastrado no CNPq. Recebeu premiações por trabalhos imagéticos e textuais, sendo intitulado pela Equipe de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como um multiplicador de comportamentos sustentáveis pelo mundo. 

Thays Domareski Ruiz, Universidade Federal do Paraná -UFPR

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015), Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2011) e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Concluiu o Pós-Doutorado em 2017 Universidade do Vale do Itajaí. Professora e pesquisadora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, marketing, competitividade de destinos turísticos, destino turístico, planejamento e geografia econômica evolutiva.

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Publicado

25-06-2019

Como Citar

de Oliveira da Silva, B., & Domareski Ruiz, T. (2019). Destination branding: o legado de imagem dos Jogos Olímpicos Rio 2016. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 133–161. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A6912pp.133-1616912

Edição

Seção

Artigos