Patrimônio, turismo e culturas populares: vários agentes, múltiplos desafios
Resumo
Atualmente, a Folia de Reis Fluminense pleiteia o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. Trata-se de uma expressão cultural ressonante na cidade de Valença. O município realiza um dos Encontros de Folia de Reis mais antigo do país (em 2018 teve sua 47ª edição). Os agentes econômicos e públicos vêm se dedicando a desenvolver o turismo cultural, apostando nas singularidades históricas da Região do Vale do Café fluminense (inclui Valença), que se materializariam nas edificações da época e expressões da cultura popular ali existentes.O turismo cultural pode ser entendido como um “campo” no sentido bourdiano. Entre concessões e resistências, grupos de culturas populares interagem com agentes do poder público e econômico. Perspectivas de ajuda financeira tem sido sua principal motivação mas, o quanto estarão dispostos a flexibilizar nos valores e significados que configuram sua identidade para consegui-la? Quanto de interferência nos saberes e práticas ancestrais que detêm, e conformam sua memória coletiva, esses grupos estarão dispostos a assimilar? Se resistem, que mecanismos utilizam? Este artigo pretende refletir sobre tais questões, tomando como caso de estudo o movimento de Folia de Reis do município de Valença-RJ, a partir de pesquisa de campo realizada, e interagindo com o trabalho de outros pesquisadores na área das culturas populares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2019
Como Citar
Magno, M. R., & Abreu, R. M. do R. M. (2019). Patrimônio, turismo e culturas populares: vários agentes, múltiplos desafios. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 97–113. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7086
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).