Souvenirs de museus: consumos, experiências, repetições e diferenças nas lembranças dos turistas

Autores

  • Karla Estelita Godoy Universidade Federal Fluminsense
  • Leonardo da Silva Vidal Universidade Federal Fluminense
  • Luiz Alexandre Lellis Mees Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7088pp.21-347088

Resumo

Souvenirs são objetos que materializam o imaginário das viagens e ganham contornos simbólicos para quem os adquire, por escolha própria ou quando presenteado por terceiros. Carregam significados, emoções e aliam-se à memória de forma processual e como representações de um tempo, de uma localidade, de uma vivência, provocando sensações de prolongamento da experiência. Nos museus, souvenirs ganham lugar de destaque. Além de consumidos por turistas como lembranças de sua visitação, conferem certo status, na medida em que algumas lojas vendem produtos dos mais exóticos aos mais sofisticados. “Souvenirs de museus”, cada vez mais, apresentam ampla variação estética, mesmo quando pertencentes 

a uma tipologia específica de objetos. Aquilo que seria aparentemente repetição assume lugar de diferença. Lojas disputam o sentimento de fruição estética oriundo da relação com a arte, quando, em seus espaços, réplicas ou objetos artísticos criados especialmente em referência às obras são postos ao alcance concreto do público. Em uma sociedade de consumo, é importante investigar de que modo esses souvenirs se conectam ou desconectam com museus e sujeitos. Entendendo o souvenir como um dos principais objetos consumidos pelos turistas, esse estudo se concentrou em evidenciar aspectos da cultura de consumo na sociedade pós-moderna e, em seguida, mapear artigos científicos publicados em periódicos Qualis/CAPES, classificados na área de Turismo, tanto para compreender como o tema vem sendo abordado quanto para verificar se há pesquisas que tratem especificamente do que nomeamos “souvenirs de museus”. Apresentaremos também resultados de breve pesquisa de campo realizada nas “lojinhas” de dois museus localizados na cidade do Rio de Janeiro, destacando as falas mais representativas dos sujeitos entrevistados. A outra pesquisa de campo procurou avaliar a existência de lojas de souvenirs em cinco museus na mesma cidade, sua infraestrutura e características mais relevantes, bem como os tipos de souvenirs encontrados.

 

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Biografia do Autor

Karla Estelita Godoy, Universidade Federal Fluminsense

Professora Associada do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenadora e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR/UFF). Coordenadora do LImage (Laboratório de Pesquisa, Produção e Análise da Imagem). Docente do curso de Bacharelado em Turismo da UFF. Possui Bacharelado em Museologia (UNIRIO), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) e Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

Leonardo da Silva Vidal, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Turismo - Universidade Federal Fluminense

Luiz Alexandre Lellis Mees, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Turismo (FACTUR, 1994). Bacharel em Comunicação Social / Habilitação Publicidade e Propaganda (UFES, 1997). Especialista em Comunicação e Imagem (PUC/Rio, 2000). Especialista em História do Brasil (UFF, 2001). Mestre em História Social da Cultura (PUC/Rio, 2002). Doutor em Antropologia (UFF). Atualmente é professor da UNIRIO no Departamento de Turismo e Patrimônio. 

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Publicado

29-03-2019

Como Citar

Godoy, K. E., Vidal, L. da S., & Mees, L. A. L. (2019). Souvenirs de museus: consumos, experiências, repetições e diferenças nas lembranças dos turistas. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 21–34. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7088pp.21-347088