O turismo cultural, territoriedade e cultura local da comunidade pesqueira artesanal de Arraial do Cabo

Autores

  • Manuela Chagas Manhães Universidade Estácio de Sá
  • Júlio Ramos Esteves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre importância dos elementos estruturantes significativos presentes no modo de vida da comunidade pesqueira artesanal de Arraial do Cabo, Região dos Lagos, para que pensemos na autoidentificação, territoriedade e turismo cultural. Nesse sentido há a relação desse acervo com a constituição da memória social e coletiva, territoriedade, particularidades, além da identidade cultural. Assim sendo, a comunidade de pesca artesanal cabista é uma das comunidades tradicionais que resiste ao tempo, por ter a manutenção da memória social e coletiva com suas devidas ressignificações, sobrevivendo às adversidades e desafios impostos pela atualidade. Entre os meios para que isso aconteça é perceptível que o turismo cultural seria uma alternativa, promovendo uma redefinição da cultural local, com a redescoberta das tradições, dos saberes, sabores desta comunidade, fomentando, então, a sua reorganização e, consequentemente, a possibilidade do fortalecimento do sentimento de pertencimento e do reconhecimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Chagas Manhães, Universidade Estácio de Sá

Possui mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e formou em Ciências Sociais pela mesma universidade em 2002 e Licenciatura em História pela UNIVERSO- 2005. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É professora da Universidade Estácio de Sá. Bolsista do Programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá.

Júlio Ramos Esteves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa de doutorado-sandwich na Wilhelms-Universität Münster (Alemanha)) (1998). Atualmente é professor associado iv da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia política e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado moderno e o problema da possibilidade da linguagem privada.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Manhães, M. C., & Esteves, J. R. (2019). O turismo cultural, territoriedade e cultura local da comunidade pesqueira artesanal de Arraial do Cabo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 114–122. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7093