A METODOLOGIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL: ANOTAÇÕES ACERCA DA HERMENÊUTICA JURÍDICA EM FRIEDRICH MÜLLER E A CRÍTICA AO NEOCONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
Palavras-chave:
Hermenêutica jurídica. Neoconstitucionalismo, Teoria estruturante do direito,Resumo
O presente trabalho busca fazer uma análise sobre dois temas centrais. Primeiro, o estado atual do neoconstitucionalismo no cenário brasileiro e os traços gerais da metódica constitucional de Friedrich Müller. Parte-se da ideia de que a primeira corrente de pensamento, no Brasil, trouxe problemas de legitimidade democrática na práxis das decisões judiciais, devido à demasiada abertura argumentativa e à ausência de critérios objetivos de decisão. Assim, admite-se a metódica constitucional de Müller como uma possível solução para esse problema, apresentando sistematicamente seus traços gerais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.