A CIDADANIA DA UNIÃO EUROPEIA: CONTEÚDO, PRÁTICA E OBSTÁCULOS À PLENA REALIZAÇÃO DOS DIREITOS DE CIDADÃO
Palavras-chave:
União Europeia, Cidadania, Direitos do Cidadão Europeu.Resumo
O presente estudo tem como escopo analisar o modelo de cidadania da União Europeia, especialmente sob o ponto de vista da evolução dos direitos assegurados aos cidadãos. Destaca-se o surgimento do conceito político de cidadão trazido pelo Tratado de Maastricht, em 1992, e a contribuição da jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia no fortalecimento da cidadania, garantindo um estatuto jurídico comum para todos os nacionais dos Estados Membros. Esse estatuto, que vem sendo progressivamente ampliado, avança em favor das novas necessidades dos cidadãos, concedendo -lhes, em definitiva, uma dupla cidadania, a estatal e a europeia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.