CONSIDERAÇÕES JUSFILOSÓFICAS ACERCA DO ATO JUDICIAL NO DIREITO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PRAGMATISMO JURÍDICO (The judicial act in the brazilian law: a study based at the legal pragmatism)
Palavras-chave:
Pragmatismo Jurídico, Discricionariedade, Interpretação, Ato Judicial.Resumo
presente trabalho tem como tema principal o estudo do ato judicial no direito brasileiro tomando como referencial teórico a corrente jusfilosófica do Pragmatismo Jurídico. Tem como objetivo analisar a aplicabilidade dessa teoria sobre o ato judicial na realidade jurídica brasileira, o que se mostra como um desafio em razão da base formal e dogmática tradicionalmente difundida no direito nacional. Propõe a adequada aportação dessa teoria jusfilosófica como uma forma moderna de se determinar em relação ao ordenamento jurídico, sem que isso precise implicar numa atitude antidogmática.
Downloads
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.