RESPONSABILIDADE CIVIL POR FALTA DE AFETO À LUZ DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES
Keywords:
abandono afetivo, dano moral, famíliaAbstract
O presente trabalho tem por finalidade analisar a possibilidade de dano moral decorrente de abandono afetivo paterno-filial. Inicia-se com uma visão histórica, social e legislativa sobre família, a incorporação do afeto nas relações familiares e as influências adquiridas no decorrer dos tempos, até a transformação em família igualitária, garantida pelo ordenamento jurídico vigente. Analisa-se a mudança do entendimento de família como unidade econômica para uma compreensão social. Este novo paradigma eudemonista demonstra um espaço privilegiado para que os seres humanos se complementem e completem, sendo evidenciados os princípios do direito das famílias, em busca da proteção, valorização e o desenvolvimento de seus membros. Por fim, realiza-se um estudo sobre a possibilidade ou não de indenização pecuniária decorrente do abandono perpetrado contra o filho, analisando as correntes positivas e negativas desta ordem de reparação pela falta de afetividade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.