DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, PLURALISMO E CONSTITUCIONALISMO LATINO AMERICANO: O CASO DOS CONSELHOS GESTORES DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL (Participatory democracy, legal pluralism and new constitutionalism in Latin America)

Authors

  • Joyce de Oliveira Bezerra de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Maria da Graça Marques Gurgel UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Alanna Maria Lima da silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Keywords:

Novo Constitucionalismo Latino Americano. Democracia participativa. Proteção ao meio ambiente. Conselhos gestores. Unidades de conservação brasileiras.

Abstract

RESUMO: O presente artigo analisará a alternativa teórica chamada de Novo Constitucionalismo Latino Americano. Trata-se de uma proposta teórica em construção voltada à uma teoria da constituição, que conserva parte do modelo antropocentrista das teorias eurocêntricas, tendo como limite a estas, sua pauta voltada às peculiaridades locais de cada país desse continente. Diferentemente dos tradicionais constitucionalismos eurocêntrico e americano e mesmo do neoconstitucionalismo, o desenho que se constrói do constitucionalismo Latino Americano constitui em uma adequação ou reflexão de sua utilidade nas realidades locais. O artigo, seguindo essa trilha, analisará aspectos como: a democracia participativa e a proteção ao meio ambiente. Por fim, será realizada uma reflexão acerca dos conselhos gestores das unidades de conservação brasileiras a fim de se destacar aspectos do Direito Ambiental que interagem com a democracia participativa e o construto do Novo Constitucionalismo Latino Americano.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria da Graça Marques Gurgel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Teoria do Direito pela UFPE; Professora e pesquisadora adjunta do TECAL.

Alanna Maria Lima da silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Mestranda em Direito Público pela UFAL.

Published

2015-03-14