A CRISE DO DIREITO MATERIAL CONTEMPORÂNEO E DO SINDICALISMO REPRESENTATIVO: NECESSIDADE DE RELEITURA DO ARTIGO OITAVO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (The Crisis of the Current Substantive Law and of the Representative Syndicalism)

Authors

  • JULIANA TEIXEIRA ESTEVES Universidade Federal de Pernambuco
  • AMARO CLEMENTINO PESSOA Universidade Católica de Pernambuco

Keywords:

Direito, sindicatos, direito coletivo do trabalho

Abstract

O estudo sobre o Poder Normativo da Justiça Trabalhista, como meio de solução das disputas e dos conflitos coletivos entre as categorias profissionais e econômicas é o objeto de pesquisa a que se propôs este trabalho. A disputa entre as categorias de classe tem como singularidade a produção de uma lei que passa a fixar direitos e obrigações e, concomitantemente, integra as fontes formais do contrato de emprego de toda categoria ou determinados grupos de trabalhadores. Os Dissídios Coletivos de natureza econômica materializam o Poder normativo e na teoria do direito coletivo, entende-se como uma competência sui generis do Poder Judiciário para legislar. Tal competência legislativa, só poderá ser materializada depois de esgotado o modelo autônomo de solução das controvérsias coletivas, onde as partes arrazoam entre si para conciliar ou não o conflito. O trabalho reflete esse problema sob dois aspectos científicos: a) o político-ideológico, quando reflete à luz do neoliberalismo estatal, desmistificando o sofisma da legalidade que se apresenta transvestido do neocorporativismo, subproduto da globalização econômica que objetiva precarizar os direitos trabalhistas e padronizar globalmente a economia e o mercado de trabalho e, b) uma análise do “comum acordo” à luz do princípio constitucional da Jurisdição ou da inafastabilidade do Poder Judiciário, como instrumento da cidadania. Para tanto, analisa-se o ente sindical como o protagonista das negociações privadas trabalhistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

JULIANA TEIXEIRA ESTEVES, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de direito público especializado da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Direito e mestre em ciência política.

AMARO CLEMENTINO PESSOA, Universidade Católica de Pernambuco

Professor de Direito do Trabalho, mestre em Direito, advogado trabalhista.

Published

2015-03-14