CONTROLE PRISIONAL E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS: O CASO DA PRISÃO DE GUARABIRA
Palabras clave:
Prisões, controle, monitoramento eletrônico.Resumen
Neste paper analisamos, à luz das teorias empreendidas pelo pensador francês Michel Foucault, como podemos perceber as novas formas de controle engendradas especificamente no que tange à realidade do contexto prisional. Por esse escopo, abordamos as recentes tecnologias e a implementação de suas estratégias, que aqui pode ser percebida através do uso de tornozeleiras eletrônicas. Tal uso faz parte de um projeto sistematizado para monitorar os detentos do regime semi-aberto e em prisão domiciliar. Nesse sentido, debruçamo-nos especificamente sobre o caso da cidade de Guarabira, na Paraíba, de modo a questionarmos a validade de tais dispositivos quando se trata de buscarmos a aplicabilidade dos direitos constitucionais na modernidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-17
Número
Sección
Estudos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.