O ASSÉDIO MORAL COMO VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Palabras clave:
Assédio moral. Direitos humanos. Ambiente de trabalho.Resumen
A alta competitividade exigida pelo mercado de trabalho motiva a flexibilização dos direitos trabalhistas e o medo do desemprego. A falta de emprego traz consigo um enorme sentimento de vergonha e de não pertença ao meio social. A complexidade das relações sociais também é observada nos atos que exteriorizam novas formas de desrespeito à dignidade no ambiente de trabalho. São imposições de tarefas com prazos impossíveis, transferências injustificadas do trabalhador para uma área menos produtiva, críticas constantes, isolamento, proliferação de boatos maldosos para ridicularizar e humilhar etc. Essas condutas, quando reiteradas, inserem-se na categoria denominada assédio moral. Pergunta-se, então, quais são as principais manifestações do assédio moral e quais direitos podem garantir o ambiente de trabalho digno. A metodologia utilizada foi quantitativa, métodos de abordagem indutivo e dedutivo, método de procedimento tipológico, dentre os mais importantes à finalidade desta pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.